Carreta joga óleo na Via Expressa, causa acidentes e dá nó em trânsito

VIa Expressa interditada
Ainda não há previsão de liberação total da pista (Defesa Civil de Contagem/Divulgação)

A Via Expressa em Contagem, na região metropolitana, está totalmente interditada no trecho entre a Estação do Metrô Eldorado e o parque São João, no sentido BH. Na manhã de hoje (12), uma carreta transitou pela via derramando óleo diesel e provocou pelo menos cinco acidentes de outros veículos, que escorregaram na pista.

A Defesa Civil de Contagem foi acionada para atender a ocorrência por volta das 6h40. Procurado pelo BHAZ, o órgão informou que a pista escorregadia causou os acidentes com carros e motocicletas durante a manhã. Com isso, um congestionamento se formou na importante via que leva Contagem a BH.

O Google Maps, por exemplo, aponta uma lentidão de aproximadamente sete quilômetros na Via Expressa. O congestionamento prejudica o trânsito em outros pontos importante, como a avenida Helena de Vasconcelos Costa e na própria BR-040. “Coordenados pela Trascon, bombeiros, Defesa Civil e Guarda fazer força tarefa para retirada do óleo da pista”, afirma, por nota, a Defesa Civil local.

“Via completamente fechada no entroncamento com a Av. Helena de Vasconcelos. Condutores que seguem no sentido BH da Via Expressa, são obrigados a seguir em direção a BR040”, informou a Transcon, empresa responsável pelo trânsito em Contagem, por volta das 7h.

Chuva

Mais um elemento dificulta a liberação da via. O Corpo de Bombeiros explicou que a serragem espalhada na pista é levada pela chuva. Portanto, o trabalho para extinguir o risco na via fica mais complexo. Uma viatura da corporação está no local para espalhar serragem.

Apesar dos acidentes já causados, ninguém ficou gravemente ferido, informam as autoridades. A Transcon alerta os motoristas para que evitem passar pela Via Expressa e prevê que uma faixa sentido BH pode ser liberada até 11h.

Edição: Thiago Ricci
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!