[Farsa ou Fato] Checamos se o Lafayette disse verdade, exagerou ou mentiu

lafayette andrada farsa ou fato checamos
Alexandre Kalil é o 15º candidato checado pelo BHAZ (Arte/BHAZ)

Números, dados, milhões, milhares, melhor ou pior da história… Disputa eleitoral é sempre a mesma história: candidatas e candidatos disparam um monte de informação na hora de tentar conquistar o voto e o eleitor fica até confuso. É tudo verdade? Exagerou um pouco – ou muito? Viajou na quantidade apresentada? Pois o BHAZ resolveu tirar isso a limpo!

O portal, o primeiro em Belo Horizonte a criar uma editoria para checagem de fatos – o Farsa ou Fato -, fez um pente-fino nas 15 entrevistas realizadas com todos os postulantes à PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Como as sabatinas duraram mais de 45 minutos e abordaram assuntos diversos, limitamos a conferência para cinco áreas: ECONOMIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA e TRANSPORTE.

Todos os posicionamentos de órgãos oficiais procurados para realizar a checagem serão reproduzidos na íntegra ao fim deste texto.

Ah, e não conferimos a viabilidade das propostas apresentadas: apenas dados e informações objetivos já, digamos, consolidados. A ordem de publicação será a mesma das entrevistas, definida em sorteio:

economia farsa ou fato

Na área da ECONOMIA, o deputado federal e candidato a prefeito da capital mineira pelo Republicanos, Lafayette Andrada, não proferiu qualquer fala passível de checagens.

educação farsa ou fato

Na área da EDUCAÇÃO, o deputado federal e candidato a prefeito da capital mineira pelo Republicanos, Lafayette Andrada, proferiu uma fala passível de checagens.

Ideb pior

“A educação em Belo Horizonte vai mal. Saiu agora o Ideb de 2019, antes da pandemia, e BH ficou atrás de 478 municípios mineiros que tiveram nota da educação melhor. Somos a capital e deveríamos ser exemplo. Precisamos de um choque de gestão”.

Na afirmação, Lafayette Andrada sustenta que a nota do Ideb da capital foi pior do que mais da metade dos municípios de Minas Gerais. Checamos a informação dita pelo postulante ao cargo do chefe do Executivo municipal para saber é verdadeiro o que foi dito durante a sabatina do portal.

A nota do Ideb da capital mineira nos anos iniciais do ensino fundamental foi 6. De acordo com os dados do Ministério da Educação, de fato, Belo Horizonte ficou atrás de 478 municípios mineiros. Algumas cidades que tiveram melhor desempenho do que BH são, por exemplo: Pains (7,5), Lagoa da Prata (7,7), Vermelho Novo (6,9) e Coroaci (6,4).

farsa ou fato

Lafayette Andrada foi cirúrgico. BH ficou atrás de 487 municípios mineiros no ranking da nota do Ideb 2019 dos anos iniciais do ensino fundamental.

saúde farsa ou fato

Na área da SAÚDE, o deputado federal e candidato a prefeito da capital mineira pelo Republicanos, Lafayette Andrada, não proferiu qualquer fala passível de checagens.

segurança farsa ou fato

Na área da SEGURANÇA, o deputado federal e candidato a prefeito da capital mineira pelo Republicanos, Lafayette Andrada, não proferiu qualquer fala passível de checagens.

transporte farsa ou fato

Na área do TRANSPORTE, o deputado federal e candidato a prefeito da capital mineira pelo Republicanos, Lafayette Andrada, proferiu uma fala passível de checagem.

Monotrilho

“Belo Horizonte tem mapeado 120 km de ruas e avenidas que suportam monotrilho. É uma solução importante e precisa ser trazida para BH. No meu primeiro governo, pretendo inaugurar duas ou três estações”.

Para checar a afirmação do postulante, a reportagem entrou em contato com a PBH para saber mais sobre o mapeamento citado por ele. De acordo com a prefeitura, a cidade não tem o levantamento dos quilômetros de avenidas que suportam o meio de transporte citador pelo candidato. “Pelo alto custo e capacidade limitada de transporte de passageiros, não houve estudos aprofundados para implantação do monotrilho em Belo Horizonte”, informou.

farsa ou fato

Lafayette Andrada pode até estar se referindo a um estudo particular que realmente exista. Mas o fato é que a PBH não tem qualquer ciência sobre o documento.

Nota da SMED na íntegra

“Cada rede possui suas características. O Estado é responsável exclusivamente pelos alunos que estão indo para a universidade, fazer o Enem e pelos jovens em terminalidade do Ensino Fundamental, enquanto a rede municipal atende a Educação Infantil e a maior parte dos alunos em fase de alfabetização. Para os nossos alunos oferecemos plataformas de aprendizagem e temos apoio técnico da Prodabel para suporte. Além de disponibilizar as atividades de forma física (em que os responsáveis buscam o material nas instituições) ou por WhatsApp, de acordo com o nosso Mapa Socioeducativo, ou seja, dentro da realidade de cada família”. 

Nota da PBH sobre o monotrilho na íntegra

“Não. Pelo alto custo e capacidade limitada de transporte de passageiros, não houve estudos aprofundados para implantação do monotrilho em Belo Horizonte”.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas
Vitor Fórneasvitor.forneas@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde maio de 2017. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas pelo prêmio CDL.

Comentários