[Farsa ou Fato] Checamos se a Marilia disse verdade, exagerou ou mentiu

marilia domingues farsa ou fato checamos
Marilia Domingues é a 13ª candidata checada pelo BHAZ (Arte/BHAZ)

Números, dados, milhões, milhares, melhor ou pior da história… Disputa eleitoral é sempre a mesma história: candidatas e candidatos disparam um monte de informação na hora de tentar conquistar o voto e o eleitor fica até confuso. É tudo verdade? Exagerou um pouco – ou muito? Viajou na quantidade apresentada? Pois o BHAZ resolveu tirar isso a limpo!

O portal, o primeiro em Belo Horizonte a criar uma editoria para checagem de fatos – o Farsa ou Fato -, fez um pente-fino nas 15 entrevistas realizadas com todos os postulantes à PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Como as sabatinas duraram mais de 45 minutos e abordaram assuntos diversos, limitamos a conferência para cinco áreas: EDUCAÇÃO, SAÚDE, ECONOMIA, TRANSPORTE e SEGURANÇA.

Todos os posicionamentos de órgãos oficiais procurados para realizar a checagem serão reproduzidos na íntegra ao fim deste texto.

Ah, e não conferimos a viabilidade das propostas apresentadas: apenas dados e informações objetivos já, digamos, consolidados. A ordem de publicação será a mesma das entrevistas, definida em sorteio:

economia farsa ou fato

Na área da ECONOMIA, Marília Domingues, candidata à prefeitura de BH pelo PCO, não proferiu qualquer fala passível de checagem.

educação farsa ou fato

Na área da EDUCAÇÃO, Marília Domingues, candidata à prefeitura de BH pelo PCO, proferiu uma fala passível de checagem.

Aulas e PIB

“A gente viu estudos internacionais que falavam que a volta às aulas presenciais dizia respeito a 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) Internacional. Então, quer dizer, numa situação de crise econômica internacional, claramente a volta às aulas é uma pressão da burguesia para retomar a economia”.

O estudo citado por Domingues é o relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que projeta uma queda de 1,5% no PIB mundial até o fim do século 21 por conta da interrupção das aulas. O relatório indica que os países que demorarem a fazer a organização terá um impacto ainda maior.

farsa ou fato

O relatório da OCDE aponta que é FATO a afirmação de Marilia.

saúde farsa ou fato

Na área da SAÚDE, a estudante de Letras e candidata à prefeitura de BH pelo PCO, Marilia Domingues, proferiu uma fala passível de checagem.

Vacinação

“Já foram feitos estudos que mostram que mais de 70% das pessoas querem se vacinar. Isso sem uma campanha adequada”.

O BHAZ pesquisou o estudo citado pela postulante do PCO e encontrou uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha em quatro capitais do país: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O levantamento encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo indica que “mais de 70% da população de quatro capitais brasileiras concorda que uma eventual vacina contra a Covid-19 seja obrigatória no país”.

O estudo ouviu 1.092 pessoas na capital paulista, 900 no Rio e 800 em BH e no Recife. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os participantes foram ouvidos entre os dias 5 e 6 de outubro.

farsa ou fato

Diante da informação do Datafolha, a citação da candidata é um FATO.

segurança farsa ou fato

Na área da SEGURANÇA, Marília Domingues, candidata à prefeitura de BH pelo PCO, não proferiu qualquer fala passível de checagem.

transporte farsa ou fato

Na área do TRANSPORTE, Marília Domingues, candidata à prefeitura de BH pelo PCO, não proferiu qualquer fala passível de checagem.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!