Quais são os candidatos a prefeito em Uberlândia

prefeitura uberlândia
Cidade do Triângulo Mineiro tem nove candidatos a prefeitura (Reprodução/Google Street View)

As eleições deste ano foram adiadas para o dia 15 de novembro e a data, que parecia super distante, já está logo ali. Nesse sentido, os eleitores de Uberlândia terão nove opções para definir quem deve ocupar a prefeitura a partir de 2021. Com essa vida corrida, você já conseguiu dar uma olhadinha no perfil de todos os candidatos em Uberlândia, o que os nove propõem, qual o plano de governo?

Se não conseguiu dar uma olhada em todos ainda, fique tranquilo. E, se já viu, sempre é bom dar um relembrada, né?! Pois confira o resumão do BHAZ:

Adriano Zago

A chapa do PDT (Partido Democrático Trabalhista) terá Adriano Zago e a professora Sônia Santos como os candidatos à disputa pela prefeitura na coligação “Por uma Uberlândia mais justa”. No plano de governo, é destacado que a cidade precisa se “inovar” para enfrentar os desafios do século 21.

“Nossa cidade está ineficiente e sem planos para os maiores desafios deste século que serão: mudanças climáticas, globalização crescente e imigração, ciberconectividade, urbanização e crescimento populacional; exaurimento de recursos naturais; aumento das desigualdades – sociais, de gênero, étnico-racial, dentre outras”, afirma em um dos trechos.

Arquimedes

O PT (Partido dos Trabalhadores) vai disputar as eleições visando chegar à prefeitura de Uberlândia com Arquimedes Diógenes. Wilma Ferreira, a Wilminha, foi a escolhida para ser a vice-prefeita. O plano de governo “Por uma Uberlândia democrática, popular, solidária e pela valorização da vida” defende uma gestão na qual os cidadãos tenham “protagonismo”.

“Nossa forma de construir e implementar as políticas e os serviços públicos trará para Uberlândia uma nova organização política, onde o governo municipal não será mais visto como mero despachante ou subalterno dos interesses privados”, destaca a Executiva Municipal do PT na apresentação do plano de governo.

Felipe Attiê

O administrador Felipe Attiê é o candidato do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) para disputar o pleito deste ano. O produtor agropecuário Paulo Roberto Cunha foi o escolhido para compor a chapa “Uberlândia com futuro”. A candidatura não tem o plano de governo publicado no portal da Divulgação de Candidaturas e Contas.

A candidatura de Attiê foi aprovada pelos diretórios municipal, estadual e federal do PTB, após Chico Humberto também ter registrado chapa pela mesma legenda. “A [candidatura] do Chico foi impugnada. O Attiê tem o apoio de todos os diretórios da legenda”, informou ao BHAZ Vicente Paulo, representante do PTB de Uberlândia.

Gilberto Cunha

O professor Gilberto Cunha vai disputar as eleições pelo PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) tendo Francisco de Oliveira como candidato a vice-prefeito. No plano de governo, é destacada a “defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, dos direitos sociais, de salários dignos e contra a redução de salários e demissões durante a pandemia do novo coronavírus”.

“Nosso programa vem em defesa de um plano de saúde necessário aos trabalhadores e ao povo do país e de Uberlândia, garantindo salário e renda aos trabalhadores, desempregados, as famílias carentes e aos pequenos comerciantes e produtores da cidade e do campo que sofrem hoje com a pandemia”, afirma em um dos trechos.

Lourival Santos

O radialista Lourival Santos foi escolhido pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) para disputar o pleito municipal visando ocupar a prefeitura de Uberlândia. A candidatura foi confirmada após decisão da executiva estadual, já que haviam duas candidaturas na cidade pelo mesmo partido. O vice de Lourival será o advogado Paulo César Junior.

No plano de governo, é enfatizado o desejo de modernizar a cidade com “a implantação de novas tecnologias para integrar todos os setores”. “O projeto visa o desenvolvimento de Uberlândia de modo coletivo, refletindo o desejo vital de participação por parte de seus cidadãos, promovendo a dignidade, o respeito, a democracia, a integração e inclusão de todos”.

Odelmo Leão

O atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, vai tentar a reeleição pelo PP, tendo o engenheiro Paulo Sérgio como vice-prefeito. Leão tentará o quarto mandato em frente ao Executivo municipal. Em 2016, venceu no primeiro turno após 250.390 votos – o que representou 72% dos votos válidos.

A coligação de Leão foi chamada de “Uberlândia sempre forte” e traz no plano de governo as propostas caso a chapa seja eleita. “Nossa proposta continua sendo simples e sucinta, sem grandes promessas, mas seguindo nosso princípio de gestão pública responsável”, diz um dos trechos do plano.

Professor Edilson

O PCdoB (Partido Comunista do Brasil) estará na disputa pelo cargo de prefeito de Uberlândia tendo o professor Edilson Graciolli e Eduardo Araújo como candidatos. A proposta de governo protocolada foi batizada de Uberlândia desenvolvida e democrática. “Uberlândia merece e precisa de transformações que venham ao encontro das necessidades e interesses do seu povo”, diz a introdução do documento.

Thiago Fernandes

O vereador Thiago Fernandes será o postulante do PSL (Partido Social Liberal) nas eleições municipais. O candidato a vice-prefeito será o militar reformado Coronel Ramalho, que vai compor a chapa Aliança por Uberlândia. No plano de governo, foram listados 18 eixos de propostas, dentre eles, saúde, juventude, segurança e antidrogas, além de desenvolvimento econômico e turismo.

Wallace

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) fecha a lista de candidaturas à prefeitura de Uberlândia tendo o servido público Wallace Alves e a professora Liliane Cirino como candidatos. O plano de governo intitulado de “Uma Uberlândia para os 99%” é oriundo da “inspiração da construção coletiva”, conforme afirmam em um dos trechos.

“Um programa em construção contínua, que não se encerra neste documento, mas que será plataforma de constante aprimoramento através da expressão do poder popular em nossa gestão”, destacam em um outro ponto do documento que pode ser lido na íntegra aqui.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!