‘Agora é a hora do comércio’, diz Kalil em discurso de vitória

kalil reeleito prefeito de bh
Prefeito de Belo Horizonte publicou mensagens de feliz Natal (Amanda Dias/BHAZ)

O prefeito reeleito Alexandre Kalil (PSD) fez seu primeiro discurso após a vitória na noite deste domingo (15). Ele falou na porta de casa, no Lourdes, região Centro-Sul de BH. Kalil agradeceu o apoio da população e destacou que o próximo mandato será voltado para a economia da capital.

“Como eu fui reeleito, já posso começar a planejar isso desde agora. Eu não podia fazer plano para outro prefeito ou prefeita. Agora é a hora do comércio, de ajudar esse povo que quase quebrou”, destacou.

Kalil não descartou a possibilidade de um novo fechamento da cidade por conta da pandemia do novo coronavírus. “Deus nos ilumine que não precise fechar, pois seria de um cinismos e sacanagem muito grande”, afirmou.

“Nós temos situação hoje muito confortável na cidade de Belo Horizonte. Abrimos a cidade gradualmente e estamos reabrindo com calma para não ter que fechar. Não há nenhum plano de fechamento da cidade. Isso não passa na cabeça de todos nós. Se vier uma onda arrasadora em Belo Horizonte eu vou tomar as medidas que tenho que tomar e eu não tenho medo”, acrescentou.

Por fim, o prefeito cumprimentou os outros candidatos e disse que “foi um resultado amplo, consagrador”. “E eu só posso, neste momento tão difícil que vivemos nestes meses, agradecer a população de Belo Horizonte. Cumprimento todos os candidatos, fizemos uma campanha limpa, republicana e isso que importa. Não tem direita, negócio de esquerda, nem nada vamos continuar governando para todos e para quem precisa”, disse.

Antes de se despedir, o prefeito ainda brincou com a demora do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na divulgação dos resultados. “Tô acostumado a sofrer 90 min com o atlético, agora 3h é a primeira vez”, comentou.

Kalil reeleito

O prefeito está reeleito à PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), de acordo com dados do TSE. Com mais de 600 mil votos, até a última atualização às 22h10 e com 84,8% das urnas apuradas. Até o momento, em segundo lugar, está o candidato Bruno Engler (PRTB), com 9,8% dos votos, seguido de João Vitor Xavier (Cidadania) com 9,2% dos votos, e Áurea Carolina (PSOL), em terceiro, com 8,3%.

kalil tse

Mantendo o resultado, BH continuará sob a gestão de Alexandre Kalil até 2024. Após oito anos, a cidade volta a eleger um candidato no primeiro turno. A última vez em que isso ocorreu foi em 2012, com Marcio Lacerda, então candidato do PSB.

Edição: Roberth Costa
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!