Prefeito mais velho do Brasil eleito em Minas terminará mandato aos 99 anos

josé braz empresário muriaé
José Braz foi eleito prefeito de Muriaé: é o mais velho do Brasil (Reprodução/@josebrazmuriae/Facebook)

Pra quem acha que só os jovens estão com espaço na política atualmente, a cidade de Muriaé, na região da Zona da Mata mineira, protagonizou um “plot twist” (termo em inglês que significa reviravolta em narrativas), como dizem os mais novos. José Braz (PP), com 95 anos, foi escolhido por 42,8% dos eleitores e tornou-se o prefeito eleito mais velho do Brasil.

O candidato recebeu 23,7 mil votos na cidade com quase 110 mil habitantes – e, por isso, sem segundo turno. A gestão do novo prefeito de Muriaé se iniciará em 2021 e terminará em 2024, quando José Braz estiver com 99 anos.

“Obrigado, Muriaé! Obrigado por cada voto de confiança! Obrigado pelo apoio, pelas mensagens, pelo carinho! Em 2021 começaremos uma nova história para a nossa cidade, com mais Saúde, Educação e Desenvolvimento para todos!”, afirmou o agora prefeito mais experiente do Brasil no Facebook.

Entre as propostas de governo apresentadas por José Braz, está a premiação de três melhores alunos da rede pública da cidade com um curso preparatório para vestibular, com duração de um ano. Além disso, o novo mandatário prevê a criação da primeira Casa da Mulher em Muriaé, um centro de apoio e proteção de mulheres em situação de violência.

“A educação no município vem muito a desejar, especialmente conforto das professoras. Estão dizendo pra mim que às vezes falta até papel higiênico, isso não pode acontecer. Tem que ter pessoas para coordenar isso, pessoas compromissadas com o bem-estar. Isso vamos resolver”, afirmou o empresário nascido em 1925, em um vídeo publicado ainda em campanha.

Vida pública

Nascido e criado em Muriáe, o empresário já havia assumido o cargo de prefeito na cidade em dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012). José Braz soma R$ 33 milhões em bens declarados, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). José Braz terá como vice o médico Marcos Guarino, de 63 anos.

Edição: Thiago Ricci
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!