Sem previsão de retorno, PBH divulga protocolos para volta às aulas presenciais

sala de aula bh
Protocolos ainda estão sujeitos a alteração (Amanda Dias/BHAZ)

Apesar de a volta às aulas presenciais ainda não terem data definida em Belo Horizonte, a prefeitura da capital mineira disponibilizou, nesta terça-feira (17), protocolos de segurança para a eventual retomada. O documento ainda é uma proposta inicial e está sujeito a alterações.

Em todas as instituições, do ensino infantil ao superior, o tempo máximo de permanência dos alunos no local deve ser de quatro horas. Segundo o protocolo, a entrada e saída dos alunos na escola deverão ser fracionadas, de forma a evitar aglomerações e filas nos portões da instituição.

No caso das escolas de ensino infantil, fundamental e médio, as salas deverão comportar, no máximo, 12 alunos, que deverão ficar separados por uma distância de 2 metros. Todos devem usar máscaras, e, em caso de chegada sem o equipamento, a escola deverá disponibilizá-lo para alunos, professores, funcionários e colaboradores.

Atividades

Ainda em relação às escolas do nível infantil ao médio, serão proibidas as “atividades que reúnam público e possam causar aglomeração”. A realização de eventos escolares ficará suspensa, e a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) recomenda a realização de aulas ao ar livre.

O protocolo também recomenda que sejam priorizadas atividades com material audiovisual, para evitar o manuseio de objetos pelos alunos. Além disso, o documento prevê que não deverão ser compartilhados materiais escolares, objetos de uso pessoal e alimentos entre os alunos.

“Na impossibilidade de utilizar os livros ou apostilas que o aluno possui em
casa ou de enviar orientações de atividades por meio virtual, serão admitidos ‘para casa’ impressos, com a devida higienização das mãos após o manuseio”, completa o texto.

Refeições

Já em relação às refeições, a PBH recomenda que, do ensino infantil ao médio, elas sejam feitas dentro da sala de aula. No ensino fundamental, a alimentação feita em sala deverá ser acompanhada por um adulto a partir da porta ou da janela, e não no interior da sala. Também deve ser orientado que os alunos higienizem a própria mesa e que não conversem uns com os
outros enquanto lancham.

Os alunos também não poderão escovar os dentes nas dependências das escolas, e recomenda-se que a refeição seja a última atividade da criança na instituição. Caso as refeições sejam realizadas em refeitórios, as mesas e bancos deverão ser limpos e higienizados nos intervalos entre as trocas de turmas.

Caso a escola possua lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos comerciais similares em suas dependências, deverá seguir as normas dispostas no protocolo específico de bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, cantinas e similares.

Ensino superior e profissional

A PBH também disponibilizou protocolos que as instituições de ensino superior e profissional devem seguir na retomada das aulas. O documento recomenda que sejam priorizadas as aulas práticas em laboratórios e clínicas na retomada das atividades acadêmicas presenciais, e que as teóricas sejam mantidas em ambiente virtual.

As salas de aula devem ser demarcadas, respeitando o distanciamento de dois metros entre os alunos e as respectivas carteiras, e entre alunos e professor. Também recomenda-se dividir as turmas em subgrupos e escalonar os dias, horários ou turnos de presença de cada um.

Assim como no ensino infantil ao médio, estão proibidas as atividades que reúnam público e possam causar aglomeração. A sala dos professores não deverá ser utilizada, e deve ser proibido o uso de assentos, poltronas e bancos nas áreas comuns.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!