Kalil anuncia fechamento do comércio de BH nesta quarta é FARSA

Anúncio, na verdade, é de junho deste ano
Anúncio, na verdade, é de junho deste ano. (Amanda Dias/BHAZ)

Começou a circular no fim da tarde de hoje (18), por meio das redes sociais, um suposto pronunciamento do prefeito Alexandre Kalil (PSD) sobre o comércio da capital. A mensagem diz que o gestor anuncia, em coletiva ao vivo, um novo fechamento em BH por conta da pandemia do novo coronavírus. No entanto, o vídeo é antigo e foi gravado em 26 de junho.

Vários usuários do WhastApp compartilharam a notícia em grupos, dando a entender que estava decretado um novo fechamento do comércio da cidade. Mas, até o momento, Kalil não fez nenhum pronunciamento novo a respeito do assunto.

Em grupos de WhatsApp, as pessoas comemoravam a suposta decisão (Reprodução/WhatsApp)
Leitores do BHAZ questionaram a veracidade do vídeo (Reprodução/WhatsApp)

O vídeo em questão, feito no primeiro semestre deste ano, foi gravado pelo jornal O Tempo, durante uma coletiva para definir as medidas de enfrentamento à pandemia. No dia 26 de junho, Kalil de fato anunciou a volta ao estágio zero, e só serviços essenciais estariam abertos.

“O protocolo da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) está sendo seguido rigorosamente e, como os dados pioraram muito, estamos voltando para a fase zero do bloqueio da cidade”, anunciou Kalil. “Ninguém está mais triste [do que eu] e avisou tanto à população que não eram férias e que todos nós deveríamos nos manter em casa e fazer só essencial – o que não foi feito”, disse o prefeito na época.

Situação atual

Apesar do susto, é real que os números de transmissão pelo novo coronavírus vem aumentando. Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (18) pela PBH, são 51.802 casos confirmados até o momento, e 1.590 óbitos. No balanço divulgado na segunda-feira (16), eram 51.194 casos confirmados e 1.566 mortes.

Veja como estão os indicadores utilizados pela prefeitura para monitorar o avanço da pandemia do novo coronavírus em Belo Horizonte:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 1,10 – nível amarelo
  • Ocupação de leitos de UTI Covid-19 – 33,7% – nível verde
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 33,1% – nível verde

O boletim pode ser lido na íntegra clicando aqui.

Reforce a proteção contra o vírus

Autoridades de saúde orientam que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!