S10 High Country tem visual à lá cowboy americano

Com visual renovado, principalmente na frente, a versão topo de linha da picape S10, a High Country, é bem recheada de tecnologias de conforto e segurança, incluindo agora WiFi nativo, frenagem autônoma e câmera de ré de alta resolução; tem um acabamento interno muito bem cuidado; motor turbo-diesel de bom fôlego e tração 4×4 com reduzida que, junto com a boa altura do solo e os bons ângulos de entrada e saída, ajuda no bom desempenho fora do asfalto. Destaque também paras as boas calibragens da direção e suspensão. Por outro lado, todo esse recheio tem um sabor um pouco salgado e o preço passa dos R$ 220 mil.

Foto: Eduardo Aquino

Claramente inspirada nas picapes americanas da marca, a frente tem como destaque a grande grade na cor preta, em estilo colmeia, que agora traz o nome Chevrolet estampado na parte de cima e a “gravatinha” bem menor e quase escondida no canto esquerda da grade.

Luzes elevadas

Na frente, também chamam a atenção os faróis com luzes de LED, as luzes auxiliares em uma posição mais elevada e o aplique central na cor cinza e a moldura (de proteção) na parte inferior do para-choque, que melhorou o ângulo de ataque, que passou de 27 para 29 graus.

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Foto: Eduardo Aquino

De perfil, ressaltam-se na High Country o santantônio envolvente e na cor da carroceria; o desenho bem diferente (bordas usinadas e raios em preto brilhante) e esportivo das rodas de liga de 18 polegadas e os estribos laterais, que ajudam bem no acesso à cabine.

Amortecedor na tampa

Na traseira, destacam-se os detalhes cromados na fechadura (com chave) da tampa (que ganhou amortecedor para torná-la mais fácil de abrir) e no para-choque; a cobertura marítima de série; e a nova câmera traseira com imagens de alta resolução e recurso para checar a situação do reboque.

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Foto: Eduardo Aquino

Internamente, o acabamento é de boa qualidade, o painel tem quadro de instrumentos de boa visualização e os comandos estão bem posicionados, incluindo o volante multifuncional, que tem boa pega. Mas a coluna de direção não regula em distância.

Caçamba espaçosa

Em termos de espaço, a S10 acomoda com certo conforto quatro adultos, já que o passageiro do meio é incomodado pelo encosto de braço embutido; e a caçamba tem boa capacidade em volume (1.061 litros) e carga útil (1.049 quilos).

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Foto: Eduardo Aquino

Segundo a GM, o motor 2.8 a diesel ganhou novo turbo. A mudança não parece ter melhorado muito o desempenho, que já era bom na versão anterior. As respostas são rápidas e as retomadas dão confiança ao motorista.

Consumo razoável

Também chama a atenção o baixo nível de ruídos do motor que chega à cabine. O consumo se mostrou razoável (médias que giram em torno de 9,0km/l na cidade e de 12km/l na estrada, ambas marcas sem ar ligado e com apenas o motorista) para uma picape que pesa mais de duas toneladas.

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Foto: Eduardo Aquino

O câmbio tem funcionamento suave e trabalha bem afinado com o motor. Mas continua faltando aquelas “borboletas” para troca manual junto ao volante (ela é feita na alavanca de marchas). A tração 4×4 é acionada por seletor no console.

Bem calibrada

A assistência elétrica da direção está bem calibrada e ajuda bem nas manobras, já que são necessárias algumas manobras para tirar a picape de vagas mais apertadas.

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Foto: Eduardo Aquino

Como acontece com a maioria das picapes, a suspensão não entrega muito conforto quando o veículo está sem carga. Mas a estabilidade surpreende de forma positiva.

Pacotes recheados

Os pacotes de segurança e conforto são sofisticados e incluem itens como alertas de colisão frontal e saída de faixa, acionamento remoto do ar-condicionado, controle de descida, seis airbags e internet 4G a bordo. Mas o preço é um pouco salgado.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 Válvulas, turbo e injeção direta, 2.776cm³ de cilindrada, que gera potência de 200cv a 3.600rpm e torque de 51,0kgfm a 2.000rpm

Transmissão – Tração traseira (4×2), 4×4 e 4×4 reduzida e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente de braços sobrepostos; e traseira, com eixo rígido e molas semi-elípticas

Dimensões – Comprimento, 5,40m; largura, 1,87m; altura, 1,83m; e entre-eixos, 3,09m

Vão livre – 228mm

Caçamba – 1.061 litros

Carga útil – 1.049 quilos

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60 R18

Tanque – 76 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.101 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Alerta de colisão Frontal, alerta de saída de faixa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis e lanternas de neblina, luz de condução diurna e de posição em LED, monitoramento da pressão dos pneus, protetor de cárter, regulagem interna de altura dos faróis, tampa traseira com chave, capota marítima, estribos laterais, grade frontal em preto “High Gloss”, lanternas em LED, rack de teto, rodas de liga de 18 polegadas exclusivas da versão High Country, santantônio exclusivo da High Country, faróis com sensor crepuscular, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura, assistente de partida em rampa, coluna de direção com regulagem de altura, computador de bordo, controle automático de velocidade, controle de descida, direção elétrica, porta-óculos, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de partida do motor por controle remoto “Remote Start System”, com acionamento do ar-condicionado, sistema de áudio com 5 alto-falantes e 2 tweeters, câmera de ré, volante multifuncional, Chevrolet MyLink (com tela de oito polegadas, navegador integrado, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, entrada USB e auxiliar), banco do motorista com regulagens elétricas e bancos com revestimento premium e acabamento interno em tons de preto e marrom escuro.

Preço – R$ 223.090

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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