Vídeo mostra protesto dentro de Carrefour no Centro de BH: ‘Assassinos’

protesto morte carrefour bh
Manifestantes entoaram gritos contra o racismo no Carrefour do Centro (Reprodução/Twitter + Arquivo pessoal)

Um grupo de manifestantes ocupou uma unidade do Carrefour, no Centro de Belo Horizonte, em protesto contra o assassinato do soldador João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos. O ato, que ocorre nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, reuniu ativistas da causa negra. Representantes de torcidas organizadas, representantes políticos e o rapper Djonga também estiveram presentes. Eles entoaram gritos contra o racismo.

A unidade do hipermercado, que normalmente fecharia às 22h, teve que abaixar as portas durante o protesto, mas os manifestantes acabaram entrando, em meio a gritos de “assassinos”, “racistas” e “o Carrefour é o quê? Racista!”.

O protesto foi organizado pelos mandados da deputada Andréia de Jesus, da vereadora Iza Lourença, recém-eleita, e pelo Núcleo Rosa Egipcíaca, do PSOL, que reúne negros e indígenas.

protesto carrefour
Manifestação pede Justiça pelo soldador assassinado ontem (Iza Lourença/Divulgação)

Em um vídeo publicado nos stories do Instagram pelo rapper belo-horizontino Djonga, os manifestantes aparecem entrando na unidade do hipermercado, aos gritos de “Carrefour racista!”.

A vereadora recém-eleita Macaé Evaristo e a deputada Andreia De Jesus também participaram do protesto, além de representantes de torcidas de futebol como a Resistência Alvinegra, torcida antifascista do Atlético, e Gaviões da Fiel, do Corinthians.

O assassinato

Um homem negro foi espancado até a morte por dois seguranças brancos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite de ontem (19), às vésperas do Dia da Consciência Negra. A agressão contra João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, aconteceu em uma unidade do Carrefour. A rede de supermercados informou que “adotará medidas cabíveis”.

De acordo com a Brigada Militar, maneira como a PM no Rio Grande do Sul é chamada, as agressões começaram após João Alberto se desentender com uma funcionária do supermercado localizado no bairro Passos d’Areia, na Zona Norte da cidade. O homem teria ameaçado bater na funcionária e ela então teria acionado a segurança do Carrefour. 

Os homens que agrediram João Alberto têm 24 e 30 anos. Um deles é policial militar e o outro segurança do supermercado. A Polícia Civil informou que as agressões teriam começado após João dar um soco no PM. Depois disso ele foi agredido até a morte pela dupla. Nas imagens que circulam pelas redes sociais os homens dão socos no rosto da vítima que estava caída no chão.

ATENÇÃO! As imagens podem ser perturbadoras para algumas pessoas. Vídeo mostra o momento em que João Alberto é agredido por seguranças.

Na gravação é possível ver sangue espalhado e outras pessoas em volta de Joao. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi até o local e chegou a tentar reanimar a vítima, no entanto, ela acabou morrendo. O PM foi preso e levado ao presídio militar, já o segurança da loja conduzido ao prédio da Polícia Civil. A DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) está investigando o crime. 

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!