Porta dos Fundos é criticado por vídeo machista sobre vereadora do Novo

vídeo porta dos fundos
Na esquete, vereadora do Novo foi eleita após ter “nudes” divulgados (Reprodução/@portadosfundos/Twitter)

O canal de comédia Porta dos Fundos fez piadas machistas e misóginas em uma esquete e está sendo criticado nas redes sociais por associar a eleição de uma vereadora pelo partido Novo à divulgação de nudes na internet. A hashtag #PortaDosFundosMachista foi um dos assuntos mais comentados no Twitter entre a noite desse domingo (22) e a manhã desta segunda-feira (23).

No vídeo, publicado ontem, uma personagem chamada Yollanda Ramos aparece como a vereadora mais votada de Curitiba, no Paraná, pelo Novo. A esquete sugere que a mulher vazou as próprias fotos íntimas para derrubar a candidatura, mas o plano deu errado e ela acabou recebendo o maior número de votos.

Na esquete, a personagem comenta que recebeu grande apoio da “comunidade de swing” da cidade, e comemora que o cargo dá direito a uma “bolsa-auxílio garoto de programa”. “Pela família curitibana brasileira, pelas casas de swing, pelos garotos de programa, pela galera do OnlyFans, pelo clubinho de BDSM e por todos os sigilosos, avisem ao povo que Yollanda está eleita!”, diz a descrição do vídeo.

Repúdio

O vídeo foi interpretado como um ataque à vereadora mais votada de Curitiba, Indiara Barbosa, eleita pelo partido Novo. A vereadora repudiou a esquete nas redes sociais e recebeu apoio de políticos, influenciadores e internautas, como o youtuber Felipe Neto e a atriz Suzana Pires. O partido também se manifestou contra a paródia do Porta dos Fundos.

“Apesar de ter sido a vereadora mais votada de Curitiba, pelo
partido Novo, certamente essa personagem não sou eu. É uma pena que o
Porta dos Fundos associe o sucesso de uma mulher a alguma conotação sexual. Temos muito trabalho para mudar essa cultura retrógrada”, escreveu Indiara Barbosa.

“O Novo repudia veementemente o conteúdo preconceituoso do vídeo do Porta dos Fundos. É uma falta de respeito, não só com nossa vereadora eleita, Indiara, mas com todas as mulheres que tiveram a coragem de se candidatar a um cargo público, independentemente do partido”, publicou partido Novo no Twitter.

O Porta dos Fundos respondeu a vereadora e disse que a personagem não remete à vereadora. “Indiara, essa personagem de fato não é você. Yollanda é uma criação de ficção e humor que existe há 9 anos e, dentro do seu universo, explora sua sexualidade livremente. O Porta acredita que o Brasil precisa de mais mulheres em cargos públicos. Parabéns pela vitória!”, diz a publicação do canal no Twitter.

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!