Cliente é preso ao chamar trabalhador de ‘macaco’ e ‘viado’ em shopping de BH

deplan 3
Ocorrência foi encerrada na Deplan 3 (Reprodução/Google Street View)

Um homem branco de 27 anos foi preso por injúria após chamar um atendente do Burguer King, de 22, de “macaco” e “viado”, nessa segunda-feira (23). O crime ocorreu no Via Shopping Barreiro, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. As ofensas foram dirigidas ao rapaz negro após ele informar que não tinha troco para uma nota de R$ 100. O suspeito tentou fugir em um táxi.

O jovem contou à GCMBH (Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte) que o homem estava na fila para ser atendido e que depois de fazer o pedido efetuou o pagamento com uma nota de R$ 100. No entanto, ele não tinha troco no caixa e o informou que não poderia fazer a cobrança e consequentemente entregar o produto. Neste momento, conforme registrado, o homem saiu da fila e foi encontrar com amigos.

Após isso ele dirigiu palavras com ofensas raciais e homofóbica ao jovem: “viado” e “macaco” foram os dizeres. Além disso o homem ainda falou que ia mandar o atendente da rede de fast-food para o “inferno” e fugiu do estabelecimento. O jovem foi para o lado de fora do shopping e avistou o homem entrando em um táxi. Ele parou uma viatura da GCMBH e informou o que havia acontecido.

Os agentes da guarda conseguiram parar o veículo e encontraram o suspeito dentro do carro. De acordo com a guarda, o suspeito disse que tinha ido comprar sanduíches, mas que como o atendente não teve troco houve troca de ofensas. Segundo ele, o jovem o chamou de aleijado devido à problemas que ele tem nos dedos. Ele negou que teria dito ofensas racistas ou feito ameaças.

Os envolvidos foram levados à Deplan (Delegacia de Plantão) 3. A Polícia Civil informou, ao BHAZ, que o suspeito foi “autuado em flagrante por injúria e encaminhado ao sistema prisional”. “Foi arbitrada fiança, sem pagamento”, afirmaram em trecho da nota.

Posicionamento do shopping

Procurado pelo BHAZ, p Via Shopping Barreiro lamentou a injúria racial e homofóbica sofrida pelo atendente do Burguer King e reiterou que comportamentos como estes são “inadmissíveis e sempre serão combatidos”.

“Nossa maior premissa é propiciar às milhares de pessoas que por nossos corredores passam experiências positivas, e quando um fato expõe quem quer que seja, em especial um funcionário que é parte fundamental de nossa engrenagem, ficamos profundamente consternados”, afirmaram em nota que pode ser lida na íntegra abaixo.

Nota do ViaShopping Barreiro na íntegra

O ViaShopping Barreiro lamenta imensamente a injúria racial e homofóbica sofrida por um dos colaboradores de seus lojistas na última segunda-feira, 23, e reitera que tais comportamentos são inadmissíveis e sempre serão combatidos.

Nossa maior premissa é propiciar às milhares de pessoas que por nossos corredores passam experiências positivas, e quando um fato expõe quem quer que seja, em especial um funcionário que é parte fundamental de nossa engrenagem, ficamos profundamente consternados. Primamos pela justiça e igualdade e, com empatia, seguimos à disposição para contribuir com o andamento do caso, bem como com todo o acolhimento necessário a vítima.

Belo Horizonte, 24 de novembro de 2020

ViaShopping Barreiro

Grupo LGN

Nota da Polícia Civil na íntegra

“A Polícia Civil de Minas Gerais informa que o suspeito foi autuado em flagrante por injúria e encaminhado ao sistema prisional. A ocorrência foi encerrada na Delegacia de Plantão 3, em Belo Horizonte. Foi arbitrada fiança, sem pagamento”.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!