Sesc oferece bolsas integrais para cursos de coral, orquestra e dança

orquestra-de-camara-sesc-sesc-cenario
Cursos são destinados, preferencialmente, para população de baixa renda (Divulgação/SescMG)

O Sesc (Serviço Social do Comércio) de Belo Horizonte abriu um processo seletivo que oferece bolsas integrais de aulas de coral, orquestra e dança. As inscrições e as aulas são gratuitas, e a formação das turmas será feita no ano que vem. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de janeiro de 2021. As aulas de coral e de orquestra acontecerão no Sesc Palladium, e as de dança serão dadas no Sesc Cenário.

Os núcleos que estão oferecendo as bolsas integrais são o Coral Jovem Sesc, a Orquestra de Câmara Sesc e o Núcleo de Formação em Dança. São 72 vagas disponíveis, sendo 12 para o coral, 35 para a orquestra e 25 para a dança. O início das aulas está previsto para o dia 8 de fevereiro de 2021, e os alunos aprovados para as bolsas terão benefícios como vale-transporte e lanche.

A ação tem por objetivo “contribuir com o crescimento pessoal das crianças e adolescentes por meio da democratização do acesso à cultura e da popularização da música erudita e da dança”, disse o Sesc. Os profissionais técnicos que darão as aulas têm destaque na cena nacional e local. A preferência das vagas são para pessoas de baixa renda que se encaixam no perfil do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

Coral Jovem Sesc

O projeto visa formar um grupo de coral, dando aulas de técnica vocal, percepção musical e canto coral. O público principal são jovens com idade inicial entre 15 e 18 anos. Regido pela maestrina Flávia Campanha, o grupo possui um repertório variado que inclui músicas eruditas e populares, além de performances corporais.

Orquestra de Câmara Sesc

O objetivo é compor e desenvolver uma orquestra de cordas. As aulas oferecidas são de instrumentos (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), musicalização, prática de orquestra e canto coral. O curso será oferecido para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, e que residem na região metropolitana de BH. Além disso, os interessados devem estar matriculados na rede regular de ensino.

Núcleo de Formação em Dança

Destinado para crianças de 9 a 12 anos, esse projeto promove a formação básica em dança. O curso terá duração de três anos, e será focado na expressividade e na criação do sentido de coletividade. Os alunos terão experiência com os mais variados tipos de dança, como moderna, clássica, popular brasileira e contemporânea. Ademais, eles terão complementação em Percepção Musical e Corporal, História da Dança e Filosofia e Improvisação.

Para saber mais detalhes e como se inscrever nos cursos, acesse o edital disponibilizado pelo Sesc.

Endereço do Sesc Palladium: rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

Endereço do Sesc Cenário: rua Viana do Castelo, 679, São Francisco

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!