Conheça o vovô por trás de um dos memes mais famosos da web

meme harold sorriso vovô
Antes de tirar fotos para bancos de imagens, András trabalhava como engenheiro elétrico (Reprodução/Twitter)

Se você usa a internet com frequência, com certeza já viu esse rostinho na tela do seu celular. Esse vovô simpático que circula entre os memes da internet é András Arató, de 75 anos, que falou em entrevista como acabou virando meme sem querer.

Antes de tirar fotos para bancos de imagens, András trabalhava como engenheiro eletricista. “Minha especialidade era tecnologias e iluminação”, comenta durante entrevista para o BuzzFeed. As fotos do banco de imagem começaram quando um fotógrafo chamou András após ver suas fotos nas redes sociais: “falou que estava precisando de um personagem assim como eu e me convidou para tirar umas fotos”.

Isso aconteceu há quase 10 anos, depois da primeira sessão de fotos, o fotógrafo gostou muito das imagens, então ele convidou o novo modelo outras muitas vezes. “Já fui médico, professor de faculdade, um marido, um pintor e vários outros”.

(Reprodução/Twiiter)

András conta que percebeu que tinha virado um meme vários meses depois da primeira sessão de fotos. “Eu estava curioso para ver como minhas fotos estavam sendo usadas. Foi ali que descobri que tinha virado um meme”, comenta. Ele comenta que fez uma pesquisa e viu seu rosto em várias postagens diferentes, algumas infelizmente de mau gosto.

“Eu quis pegar de volta todas as fotos e fechar todos os sites que eu parecia. Eu levei muitos anos para aceitar a situação”. Além disso, no começo da ‘fama’ as pessoas não acreditavam que ele era uma pessoa real, e achavam que os memes eram montagens. “Eu revelei minha identidade numa rede social russa e depois disso todos os memes rudes sumiram”.

Sucesso nas redes

“Eu não me considerava famoso, mas cada vez mais pessoas me paravam na rua pedindo por uma foto. Eu faço tudo isso com boa vontade. Eu recebo muitas mensagens todos os dias nas minhas páginas do Instagram e Facebook. Eu tenho mostrar que meus fãs devem ser felizes, mesmo nas fases difíceis de suas vidas, e acho que memes podem ajudar nesses períodos para superar as irritações do dia a dia”, continuou. Veja alguns memes do vovô:

Agora vem um novo desafio para o modelo, um filme de comédia sobre a história do Esconda a Dor (que é como ele é conhecido pelas expressões faciais). Ele teve oportunidade de trabalhar também com grandes marcas como a Coca-Cola. Assista o vídeo completo:

Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!