Demolição de prédio em Betim é concluída após 11 horas de trabalhos

prédio tomba betim demolição
Demolição de prédio terminou após sete horas de trabalhos (Divulgação/Prefeitura de Betim)

O prédio que estava tombado há 9 dias em Betim, região metropolitana de BH, teve a demolição concluída na tarde de hoje (26). O trabalho começou por vota das 10h20 e terminou sete horas depois, às 17h20. A previsão inicial era que os trabalhos demorariam por volta de 48 horas.

O prédio estava “torto” há quase 10 dias. A estrutura estava abalada desde o dia 17 deste mês. Com isso, 15 famílias vizinhas precisaram ser deslocadas da área, por conta do risco de desabamento. O prédio, em si, estava desocupado.

predio betim demolicao
O prédio estava ‘tombado’ desde o dia 17 de novembro
(Divulgação/Prefeitura de Betim)

No total, foram 11 horas de trabalho, contando desde a hora que as equipes chegaram no local. Para demolir o prédio, em si, foram sete horas. Foi preciso o uso de cinco máquinas e empenho de mais de 50 trabalhadores, incluindo o Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Municipal, Polícia Militar e Transbetim, além de setores da prefeitura.

Previsão de volta

Agora, a previsão é de que os moradores de casas vizinhas possam voltar para suas casas amanhã (27). Apenas uma família, que teve a casa atingida por um pedaço do prédio, terá que esperar por um pouco mais de tempo.

“Nas primeiras horas desta sexta-feira (27), a Cemig, Copasa e a Defesa Civil estarão no local para restabelecimento da energia elétrica, hidráulica e vistoria para liberação do retorno das 15 famílias vizinhas atingidas. A Guarda Municipal permanecerá no local para garantir a segurança no entorno”, informou a Prefeitura de Betim.

O caso

O prédio de cinco andares, ainda em construção, estava com “alto risco de desabamento” após inclinar. As imagens da movimentação do edifício em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, impressionaram. Autoridades se mobilizaram para evacuar todos os moradores dos prédios vizinhos ainda na noite de terça-feira (17), quando a estrutura sofreu o deslocamento.

“Os solicitantes informaram que um prédio de 5 andares, ainda em construção, estava inclinando e estavam ouvindo estalos vindos da estrutura do prédio”, relata, por nota, o Corpo de Bombeiros. Ao todo, sete viaturas dos militares, além da Polícia Militar foram mobilizadas para atender a ocorrência imediatamente na avenida Airton Senna, no bairro Ponta Alta.

prédio inclina betim
Vizinhos ouviram barulhos de estalo (Defesa Civil de Minas Gerais/Divulgação)
Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!