Zema anuncia plano de vacinação contra a Covid-19 para Minas Gerais

zema vacina covid governo minas
Romeu Zema (Novo) durante anúncio sobre o plano de vacinação contra a Covid-19 (Divulgação/Governo de Minas)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que o estado está preparado para a vacinação contra a Covid-19, e que a vacina será distribuída em todos os 853 municípios. O anúncio do plano de vacinação foi feito, por meio dos canais oficiais do governo, na noite dessa quarta-feira (25).

No momento do anúncio do plano de contingência para a vacinação, o governador informou que 50 milhões de agulhas e seringas já foram adquiridas. Outro ponto foi a compra de mais de 700 câmeras frigoríficas para armazenar as vacinas.

O chefe do Executivo estadual ainda contou que as vacinas receberão segurança extra. “Além disso, estamos orientando todos os profissionais de saúde sobre como lidar com esse material, armazená-lo e também aplicá-lo. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estarão fazendo uma função muito importante, vão estar escoltando e distribuindo as vacinas por todos os municípios do estado”.

O governador lembra que o novo coronavírus continua presente no meio da sociedade, e pede cuidado. “Todos os dias, infelizmente, nós temos novos casos e também óbitos no estado. Estão falando de uma provável segunda onda, e isso demanda mais cautela ainda. Vamos continuar usando máscara, vamos continuar com as medidas de higienização e distanciamento. Tudo isso é muito importante para salvarmos vidas. Minas Gerais, até o momento, fez muito bem, a menor taxa de óbitos do Brasil. E tem tudo para continuar sendo um estado exemplar. Só depende de cada um de nós”, completa.

Kalil garante vacinação a todos em BH

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), garantiu que a população da capital mineira terá acesso à vacina contra a Covid-19. O mandatário afirmou, em entrevista coletiva concedida nessa quarta-feira (25), que a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) está preparada para comprar a vacina “que vier”, pois há dinheiro em caixa visto a administração da cidade.

“Vemos a luz no fim do túnel, estamos a dois meses da vacina. A prefeitura se armou para comprar vacinas, se for necessário. Temos dois milhões de seringas estocadas, e, seja a vacina qual for, nós temos dinheiro. A que vier nós compramos. Não há risco da população ficar sem vacina”, garantiu o prefeito.

Kalil destacou ainda que a possibilidade de compra acontecerá por conta da “prefeitura estar muito bem administrada”. “Nós temos condições de imunizar a cidade e isso é fruto de uma administração firme. A situação financeira é confortável, seja qual vacina for nós temos dinheiro”.

Apesar de garantir o dinheiro em caixa, Kalil ponderou que o valor só será utilizado caso o governo Jair Bolsonaro (sem partido) não compre as doses. “Nós vamos pôr a mão nesse dinheiro até o Brasil conhecer o critério de imunização. Belo Horizonte não terá problema caso haja uma maluquice de pela primeira vez o governo federal não soltar a vacina”, concluiu.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!