São Carlos: Tempestade arrasta carros e deixa rastro de destruição

chuva arrasta carros destrói asfalto são carlos
Cenas da violência da tempestade e enxurrada impressionam (Reprodução/@septavares + @drpisani + @maxmarini88/Twitter)

Por Marcelo Toledo

Uma forte chuva que atingiu São Carlos (a 232 km de São Paulo) no fim da tarde desta quinta-feira (26) provocou quatro grandes pontos de alagamento, arrastou dezenas de veículos e deixou um rastro de destruição na região central da cidade.

O temporal começou por volta das 16h30, durou pouco mais de uma hora e, em poucos minutos, já tinha provocado alagamentos na região da Baixada do Mercado.

Com a força da água, carros começaram a ser arrastados e ficaram empilhados. Pelo menos duas dezenas de veículos, incluindo camionete, um pequeno caminhão e uma van, foram levados pela correnteza. Alguns bateram em muros, paredes e portas de lojas. Também foram arrastadas lixeiras e até uma geladeira.

Na região, ao menos quatro pessoas tiveram de ser resgatadas. Policiais militares retiraram um casal de idosos que estava preso dentro de um carro; em outra situação, pai e filho chegaram a ser arrastados pela correnteza, mas tiveram a ajuda de pessoas que se protegiam do temporal e se salvaram sem ferimentos.

O Corpo de Bombeiros também utilizou botes para chegar a locais em que havia pessoas ilhadas.

Lojistas fecharam seus estabelecimentos e tentaram proteger mercadorias, mas a força da água destruiu portas de comércios e, em vídeos publicados em redes sociais, muitos choravam a perda de produtos na véspera da Black Friday. Em outra loja, seis funcionários foram obrigados a deixar o local de mãos dadas, com a água próxima à cintura.

Outros três principais pontos de alagamento em São Carlos foram a rotatória do Cristo, a praça Itália e a região do Bicão, de acordo com a prefeitura.

Após a tempestade, era visível a destruição de boa parte do asfalto nas ruas.

A chuva atingiu também salas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Prado, o que obrigou a interrupção do atendimento. Os pacientes estão sendo direcionados às outras duas UPAs da cidade, nos bairros Cidade Aracy e Santa Felícia.

A Prefeitura de São Carlos emitiu comunicados durante e após as enchentes em que pedia às pessoas para não saírem de casa e evitarem deslocamentos.

Para ajudar a recuperar os estragos, a Prefeitura de Araraquara, a 40 quilômetros de São Carlos, informou que enviará dez caminhões, além de outros veículos e equipes.

“Araraquara está solidária pela grave situação vivida pelos moradores de São Carlos em virtude da forte chuva desta tarde”, disse o prefeito Edinho Silva (PT).

Folhapress

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha, uma das mais tradicionais do país. Comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!