Marília Campos é eleita prefeita com quase 150 mil votos em Contagem

marília campos comício candidata prefeitura contagem
Marília Campos vai assumir Contagem pela 3ª vez (Reprodução/@mariliacampos.contagem/FacebooK)

A deputada estadual Marília Campos (PT) foi eleita prefeita de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, neste domingo (29). Com todas as urnas apuradas, a petista teve 147.768 votos e vai assumir a prefeitura a partir de janeiro de 2021. Felipe Saliba (DEM), adversário no segundo turno, foi a escolha de 139.987 eleitores. Marília vai para o terceiro mandato de prefeita na cidade e até hoje é a única mulher a governar o município.

eleição contagem
Marília será prefeita de Contagem pela terceira vez (Reprodução/TSE)

A apuração foi marcada por reviravoltas, já que Marília estava liderando, mas chegou a ser ultrapassada por Saliba. Em uma atualização do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a diferença entre os candidatos despencou de 4 mil para apenas quatro. O resultado de hoje confirmou as projeções das pesquisas, que indicavam vitória da petista sem larga vantagem.

No primeiro turno das eleições, em 15 de novembro, Marília foi a mais votada entre os 15 candidatos que o eleitor de Contagem pôde escolher. A deputada teve 118.955 votos, o que representou 41,83%. Felipe Saliba, por sua vez, teve uma arrancada, já que era apontado como terceiro colocado, e chegou ao segundo turno disputado hoje.

Histórico

Marília Campos é psicóloga e militante do Partido dos Trabalhadores desde a década de 1980, quando em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, começou a integrar o movimento estudantil sendo uma das fundadoras do PT e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) na região. Nos anos de 1990 e 1995, ela presidiu o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte por dois mandatos.

A trajetória política de Marília em Contagem começou em 2000, quando tornou-se vereadora. Quatro anos depois, foi eleita a primeira mulher da cidade e, em 2008, se reelegeu ao cargo de chefe do Executivo municipal. Atualmente a petista é deputada estadual e está em seu terceiro mandato. Com a vitória no pleito deste ano, Bernardo Mucosa (PSB) vai substituí-la na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).

Com ALMG

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!