MG: Margarida Salomão em Juiz de Fora, 1ª mulher e mais um mandato

prefeitos eleitos segundo turno minas
Margarida, Elisa e André foram eleitos neste domingo (Reprodução/Facebook/Instagram)

Minas Gerais conheceu neste domingo (29) os últimos quatro chefes de Executivo municipal em disputas que foram para o segundo turno. A deputada federal Margarida Salomão (PT) venceu o pleito em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e será a primeira prefeita mulher na cidade. Mesma situação em Uberaba, no Triângulo, onde uma mulher terá comando inédito. Em Governador Valadares, no Rio Doce, o eleitor conferiu mais um mandato ao atual gestor e, em Contagem, na Grande BH, Marília Campos (PT) assumirá pela terceira vez.

Ao final da apuração em Juiz de Fora, Margarida Salomão foi eleita prefeita ao receber 144.529 votos, o que representou 55% do total. A deputada federal e ex-reitora da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) derrotou Wilson Rezato (PSB), que foi a escolha de 118.349 eleitores. Pelas redes sociais, Margarida comemorou a vitória agradecendo à população.

“Florescemos e vencemos. Obrigada, Juiz de Fora! Obrigada pelo carinho, obrigada pela confiança, obrigada pelo encontro. Nosso compromisso é fazer a melhor gestão de toda a história de Juiz de Fora! Viva”, publicou.

Uberaba

Pela primeira vez, Uberaba terá uma mulher ocupando o mais alto cargo da prefeitura da cidade. Elisa Araújo (Solidariedade) foi eleita para os próximos quatro anos ao receber 85.990 votos, representando 57%. A empresária teve o apoio do governador Romeu Zema (Novo) e saiu vitoriosa neste segundo turno após derrotar Tony Carlos (PTB), com 63.932 eleitores.

Uma das promessas de campanha de Elisa foi “praticar uma gestão democrática, participativa e transparente com a valorização dos servidores públicos concursados”, além de “praticar a ética e combater a corrupção por meio de auditorias estratégicas e controle interno”.

Governador Valadares

O prefeito André Merlo (PSDB) foi reeleito e continuará por mais quatro anos à frente do Executivo municipal de Governador Valadares, na região do Rio Doce. Com quase 20 mil votos de diferença, o tucano derrotou o candidato Dr. Luciano (PSC), que teve 52.515 votos. André foi escolhido por 71.764 eleitores.

Após o resultado, Merlo concedeu entrevista coletiva e anunciou que amanhã (30) terá um encontro para traçar “estratégias” visando conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na cidade. “Jamais vamos deixar de atender as pessoas”, disse, ao citar que Valadares vem apresentando aumento na ocupação de leitos.

O prefeito se comprometeu a trazer investimentos para a cidade. “Estamos organizando a cidade para receber mais investimentos e já temos planos para termos uma cidade que possa oferecer a melhor qualidade de vida para os munícipes”, afirmou.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!