Minas tem mais de 10 mil mortes provocadas pela Covid-19: ‘Triste marca’

cemitério BH
Estado registrou 41 mortes nas últimas 24 horas (FOTO ILUSTRATIVA: Adão de Souza/PBH)

Minas Gerais ultrapassou a marca de 10 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus neste domingo (29). O Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) aponta que o estado registrou 41 mortes e 2.251 casos nas últimas 24 horas. O total de infectados chegou a 415.247. A ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) decretou “luto institucional” de três dias.

Com o boletim de hoje, o estado mineiro chega a 10.031 mortes em decorrência de Covid-19. O informe da secretaria estadual aponta ainda que 26.174 casos estão em acompanhamento, o que significa que a condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguardando atualização pelos municípios. O número de pacientes recuperados é de 379.042, ou seja, são aqueles pacientes que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 10 dias.

Para entrar neste registro da SES-MG é preciso que a pessoa esteja assintomática, sem a utilização de medicamentos, a 72 horas e nem apresentar intercorrências. No boletim de hoje não foi divulgado a distribuição dos casos por cidades. O detalhamento é realizado somente de segunda a sexta-feira. O boletim pode ser lido clicando aqui.

‘Triste marca’

O deputado estadual e presidente da ALMG, Agostinho Patrus, lamentou a marca alcançada neste domingo pelas redes sociais. O parlamentar informou que a partir de hoje a Assembleia estará de luto neste começo de semana. “Mais uma vez, me solidarizo com aqueles que, como eu, se recuperam da Covid-19 e, principalmente, com as famílias que hoje sofrem com as perdas. Passa a vigorar a partir de hoje luto institucional de três dias na ALMG”.

“A ALMG se enluta, as mineiras e os mineiros se enlutam. São mais de 415 mil casos no Estado, situação alarmante que exige atenção permanente quanto às medidas preventivas. Encorajados, continuaremos lutando contra este desafio sem precedentes”, publicou o parlamentar.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!