Jovem despenca quando tentava bater recorde na cachoeira mais alta de MG

cachoeira do tabuleiro resgate jovem rope jump
Atleta tentava bater recorde no Tabuleiro, cachoeira mais alta de MG (Reprodução/@prefeituracmd/Instagram)

Um jovem de 28 anos que praticava rope jump – uma espécie de bungee jumping mais radical – despencou de uma altura de 12 metros, na cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. O acidente aconteceu nesse sábado (28), e a vítima acabou caindo sobre as pedras presentes no local. Devido a queda, o homem teve fraturas expostas nos braços e nas pernas. O rapaz encontrava-se inconsciente no momento em que foi socorrido.

A vítima é um atleta profissional da atividade, e estava abrindo um evento de rope jump na cachoeira do Tabuleiro. “O jovem praticava a atividade e, em dado momento, acabou se soltando e caindo em queda livre. Com o impacto sobre as pedras, a vítima teve fraturas expostas nos braços e pernas e encontrava-se inconsciente”, informou o Corpo de Bombeiros por nota (leia na íntegra abaixo).

O proprietário da empresa Rope Trip, Marcos Jota, responsável pelo evento, disse à prefeitura da cidade que esse é o primeiro acidente que aconteceu dentre os 20 mil saltos já realizados pela companhia. Segundo Marcos, a corda não esticou o suficiente. “O atleta é um dos membros mais leves de nossa equipe, a corda era nova e acabou não esticando a metragem que esperávamos”.

De acordo com o dono da Rope Tripe, a equipe já estava preparada para fazer o resgate quando o jovem chegou no ponto mais próximo da base da cachoeira, a 5 metros das pedras. Ele acabou fraturando a perna direita e o punho direito, resultando em fraturas expostas. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, e eles encontraram o rapaz inconsciente. A vítima, então, foi levado pelo helicóptero de resgate até o hospital João XXIII.

Ainda conforme informações dadas por Marcos Jota à Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, o jovem teve a perna operada e o punho engessado, mas “passa bem”. A empresa Rope Trip possui quatro recordes de saltos e, com o salto da vítima, esperava quebrar mais um recorde. Por nota (leia na íntegra abaixo), a prefeitura informou “que vai reavaliar seus protocolos de segurança no que diz respeito à prática de esportes radicais no Parque Municipal do Tabuleiro e em todo o seu território”.

Rope jump

Confira a explicação do site especializado Rock Jump: “O rope jump se parece com o bungee jumping, mas, diferentemente dele, não usa cordas elásticas, e a forma de prendê-las ao corpo do atleta é muito mais elaborada. Usando cordas semi-estáticas a absorção da energia da queda se dá pelo movimento pendular, por isso a prática também é conhecida como pêndulo humano”.

A Trip TV, da revista homônima, fez um vídeo sobre a atividade:

Nota da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

“Na manhã de ontem, sábado, 28/11/2020, ocorreu um acidente após um salto de rope jump na Cachoeira do Tabuleiro, cachoeira mais alta de Minas e terceira mais alta do Brasil, localizada no distrito Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. Trata-se de um atleta profissional que estava abrindo o evento de salto de Rope Jump no Tabuleiro. De acordo com Marcos Jota, proprietário da empresa Rope Trip, que organizou o evento, “Lamentamos muito o ocorrido. Nossa empresa já realizou mais de 20.000 saltos em sua trajetória e esse é o primeiro acidente. Inclusive nossa equipe já saltou em outras quatro vezes no Tabuleiro, esse foi o quinto evento que realizamos lá”. Marcos esteve presente durante toda a preparação e execução do salto, que aconteceu por volta das 10 da manhã “O atleta é um dos membros mais leves de nossa equipe, a corda era nova e acabou não esticando a metragem que esperávamos. Ao chegar no ponto mais próximo da base da cachoeira, a 5 metros de algumas pedras, já estávamos deslocando a equipe para fazer o resgate quando o atleta resolveu pular. Com a queda, quebrou a perna direita e o punho direito. Foi levado para Belo Horizonte de helicóptero, teve a perna operada e o punho engessado no Hospital João XXIII e felizmente passa bem.” A empresa responsável possui 4 recordes na atividade vertical, sendo 2 deles no rope jump. Inclusive, segundo Jota, o objetivo do salto de ontem era bater um novo recorde, objetivo esse que, apesar do acontecimento, foi alcançado graças aos 1001 pés de amplitude executados na prova. A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, informa que vai reavaliar seus protocolos de segurança no que diz respeito à pratica de esportes radicais no Parque Municipal do Tabuleiro e em todo o seu território”.

Nota do Corpo de Bombeiros

“Ontem (28/11), um jovem de aproximadamente 28 anos caiu da Cahoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, dentro do Parque, de uma altura de aproximadamente 15m.

Com o impacto sobre as pedras, a vítima teve fraturas expostas nos braços e pernas e encontrava-se inconsciente.

E foi socorrida inicialmente por um Bombeiro do Estado do Amapá que visitava o Parque.

O Batalhão de Operações Aéreas foi acionado por volta das 11h00 da manhã e a aeronave Arcanjo deslocou para o local para prestar o suporte avançado de vida aéreo até a chegada ao HPS João XXIII, onde a vítima foi entregue estabilizada aos cuidados da equipe médica.

O jovem praticava o esporte ROPE JUMP e, em dado momento, acabou se soltando e caindo em queda livre.

Não tive informações quanto ao quadro de saúde e identificação do socorrido”.

Edição: Thiago Ricci
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!