Defesa Civil alerta para chuvas com ventos de até 50 km/h em BH

chuva belo horizonte
Precipitações são aguardadas ao fim do dia (Amanda Dias/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de chuva para a capital mineira nesta terça-feira (1º). O comunicado destaca que as precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de vento em torno de 50 km/h. Meteorologista entrevistado pelo BHAZ ressalta que a população deverá ficar atenta pois as chuvas devem continuar na cidade pelos próximos dias.

“A previsão indica maior de chance de chuva na parte da tarde e noite tanto em BH como na região metropolitana. As precipitações vão ser provocadas pela formação de áreas de instabilidade, que são a combinação do alto calor e da umidade. Os dois formam as nuvens que trazem as chuvas”, explica o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com o comunicado da Defesa Civil, o alerta é válido até às 8h de amanhã (2). A previsão é que chova de 20 a 40 mm (milímetros). Apesar do alerta ter duração até esta quarta, a chuva deve permanecer na cidade, segundo Claudemir. “Uma frente fria se aproxima do Sudeste do país e tende a provocar chuvas até a sexta-feira (4) em Belo Horizonte. Elas podem acontecer em qualquer momento do dia”.

Cuidados

A Defesa Civil de BH alerta a população para alguns cuidados que dever ser tomadas durante o período chuvoso. São eles:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!