República das idosas em BH começa apadrinhamento de cartinhas de Natal

república das idosas bh
Idosas que moram em república de acolhimento pedem tecido para fazer vestido e lençol de algodão (Divulgação/República das idosas)

Atualizada às 20h30 do dia 4/12/2020 para corrigir informação

Na época do Natal é comum vermos apadrinhamento de cartas de crianças carentes em muitas cidades, para que elas recebam um presente. Em Belo Horizonte, a República das Idosas Nossa Senhora D’Abadia também promove o processo de apadrinhamento de cartinhas. A diferença é que as cartinhas pertencem a idosas que moram no abrigo. Elas pedem desde tecido para fazer roupas, até bíblias e produtos de higiene.

O Natal Solidário da República das Idosas Nossa Senhora D’Abadia acontece desde 1982, por iniciativa das próprias moradoras. O objetivo é que as senhoras tenham a oportunidade de ganhar um presente no Natal. Então, com a ajuda das cuidadoras, as idosas escrevem uma carta pedindo alguma coisa que estão precisando, e elas são encaminhadas para o SERVAS (Serviço Social Autônomo).

Segundo a assistente social que trabalha na república, Adriana Maria, são cinco idosas vivendo na casa, que tem duas vagas em aberto. A Izaura pede um pano grande, para confeccionar um robe; a Lúcia, uma camisola tamanho M; a Cecília, um vestidinho tamanho G; a Marinhinha, um lençol de algodão de solteiro; e a Zezé, uma blusa de viscose sem manga tamanho G.

República das Idosas
Idosas que vivem na República das Idosas Nossa Senhora D’Abadia
(Divulgação/República das Idosas)

Para apadrinhar uma carta, o interessado deve entrar em contato com a República das Idosas Nossa Senhora D’Abadia, por meio do Instagram @republicadasidosas. Elas também possuem telefones de contato, que são o (31) 34612316 e o (31) 25269648.

Projeto Natal Solidário

Além do apadrinhamento das cartinhas, a república está com o projeto Natal Solidário, em que a instituição está arrecadando produtos de higiene pessoal para as idosas. Elas pedem para que as pessoas possam colaborar doando kits de higiene pessoal incluindo sabonete branco, creme de pele, shampoo, condicionador e papel higiênico. Ademais, qualquer ajuda em dinheiro pode ser depositada na conta da república.

Banco do Brasil
Agência: 1221-1
Conta corrente: 152.641-3

A República das Idosas Nossa Senhora D’Abadia fica localizada no bairro Pompéia, e oferece assistência social para idosas em situação de vulnerabilidade social. As idosas que vivem lá são independentes e fazem suas próprias atividades. “Elas podem passear, ir à igreja, podem receber visitas fora do contexto da Covid-19, e elas levam uma vida como se fossem uma família”, explicou a assistente social Adriana Maria.

Elas também contam com um programa de apadrinhamento das idosas, para que as pessoas possam ajudar a cuidar e suprir as necessidades básicas delas, durante o ano. O padrinho pode entrar em contato com a república e agendar uma visita prévia para conhecer o lugar e as idosas. Depois disso, é feita uma entrevista com a coordenação da instituição e com o serviço social, para verificar a possibilidade do apadrinhamento.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!