Semana de vacinação contra a raiva já tem data para começar em BH

vacinação antirrábica cães e gatos
Vacinação terá início nos próximos dias (FOTO ILUSTRATIVA/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta terça-feira (1) que a Semana de Vacinação Antirrábica Animal da cidade será realizada entre os dias 7 e 12 de dezembro, com exceção ao dia 8/12, feriado.

Os dias para vacinar os animais foram estendidos para evitar aglomeração de pessoas nos 250 postos de vacinação na capital. Os locais de vacinação serão divulgados em breve no portal da Prefeitura.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, sendo gestantes ou não. É recomendado levar os cães com coleiras para evitar riscos de acidentes com os animais. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores. Depois de vacinados, os donos devem evitar que os animais façam esforços físicos e mantenha os bichinhos em casa.

Proteção

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que afeta animais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordida, mas também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais contaminados.

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva em Belo Horizonte. Embora no município a doença não seja registrada em humanos desde 1984 e em cães desde 1989, o vírus da raiva permanece em circulação na capital. Dados até outubro apontam que, neste ano, foram capturados oito morcegos positivos para raiva.

Para manter essa situação é preciso que pelo menos 80% dos cães e gatos sejam vacinados. A participação de cada um é fundamental, garantindo a segurança dos familiares, dos animais e, em última instância, de toda a população de Belo Horizonte. 

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!