Chuva forte deve atingir BH e outras regiões do estado

chuva floresta viaduto
Chuva deve atingir BH durante toda a semana (Amanda Dias/BHAZ)

Uma chuva forte deve atingir Belo Horizonte e outras parte do estado nesta quarta-feira (2). A Defesa Civil emitiu um alerta com possibilidade de pancadas de chuva, de 20 a 40 mm, com raios e rajadas de vento ocasionais em torno de 50 km/h até às 8h desta quinta-feira (3). O órgão fez recomendações para a segurança da população.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma frente já atua em boa parte do estado desde a madrugada de hoje: as chuvas já atingem a região Centro-Sul e o Triangulo. Em Belo Horizonte, em algumas regiões, já chove no início desta tarde. A tendência é que as chuvas sejam fortes hoje e, com menos intensidade, prossigam nos próximos dias, até domingo (6).

A previsão para os próximos dias é de céu nublado, encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas. Na capital mineira, a mínima fica em torno de 18°C e a máxima pode chegar aos 27°C. No fim de semana, a chuva ganha força e deve atingir também o Norte do estado.

Cuidados com a chuva

Durante os temporais alguns cuidados precisam ser tomados pela população. A Defesa Civil pede para evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões.

Veja as orientações:

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fernandes
Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018 e 2019) e Sindibel (2019).

Comentários