Covid-19: BH tem nova alta nos índices de transmissão e ocupação de leitos de UTI

ambulância hospital covid-19
Os casos aumentaram em menos de 24 horas (Amanda Dias/BHAZ)

Os números da Covid-19 voltaram a subir na capital mineira e acendem um alerta aos moradores. O boletim epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) mostrou que ontem (1°), o número médio de transmissão por infectado (Rt) era de 1,03, e subiu/ para 1,04 nesta quarta (2). Já a taxa de ocupação na UTI saltou de 39,1% para 43,6%.

O boletim também mostra que BH registrou 285 novos casos da doença nas últimas 24 horas. No total, são 55.039 casos confirmados desde o mês de março. Também houve mais seis novas mortes pela doença de um dia para o outro, passando de 1.662 para são 1.668. Outras 95 mortes ainda são investigadas. O boletim completo está disponível no site da PBH.

(Divulgação/PBH)
Os dados divulgados nesta quarta-feira (2) mostram aumento de casos
(Divulgação/PBH)

Ainda segundo o levantamento, das mortes por Covid-19, 924 são de homens e 744 de mulheres. A maioria dos casos, 1.370 no total, são com pessoas com idade acima de 50 anos. Já em segundo lugar, seguem as pessoas de faixa etária entre 40 e 59 anos, somando 254 mortes no total.

Aglomeração em bares

No último fim de semana, a Prefeitura interditou 18 bares da e festas na capital. Então, conforme informou o Executivo municipal, os estabelecimentos, descumpriam decretos municipais relacionados à pandemia do novo coronavírus. Só no sábado (28) foram 10 interdições. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) havia anunciado fiscalização mais rigorosa na tentativa de conter o aumentos dos casos em BH.

Já um outro bar, localizado na região da Pampulha, foi interditado durante o final de semana, mas acabou descumprindo a determinação. Por conta disso, os responsáveis pelo estabelecimentos receberam multa no valor de R$ 17.614,17. A Sufis (Subsecretaria de Fiscalização) intensificou a fiscalização e aumentou as equipes volantes para autuar os estabelecimentos que descumprem os protocolos sanitário.

Bar interditado BH
Interdição aconteceu por equipes da Subsecretaria de Fiscalização
(Divulgação/PBH)
Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!