Polícia indicia padrasto por estupro de enteadas e mãe por não socorrer as filhas

viatura-polícia-civil
Mãe foi avisada sobre abuso que acontecia com as filhas, mas nada fez (Amanda Dias/BHAZ)

A Polícia Civil de Minas indiciou um homem de 38 anos depois que ele estuprou duas enteadas, uma de 10 e a outra de 12 anos. A mãe das crianças também tornou-se alvo do indiciamento pela omissão do crime cometido contra as filhas. O padrasto havia sido preso em flagrante, no dia 21 de novembro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Segundo a delegada Lia Valechi, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, os abusos vinham acontecendo há algum tempo. Em fevereiro, uma das filhas relatou para a mãe as violências que ela e a irmã vinham sofrendo, mas a progenitora não fez nada a respeito. No dia 21 de novembro, a menina de 12 anos flagrou o padrasto abusando da irmã menor, e as duas fugiram para a casa de uma vizinha.

O suspeito foi preso em flagrante e, após a prisão, a Polícia Civil havia instaurado uma investigação para apurar a conduta dele. O crime ocorreu no bairro Pequis, que fica na Zona Oeste da cidade de Uberlândia. Concluído o inquérito, ele foi indiciado “por estupro de vulnerável e satisfação da lascívia mediante presença de criança ou adolescente”, explicou a delegada lia Valechi.

Mãe foi avisada duas vezes

A mãe das vítimas foi avisada novamente sobre o abuso contra as filhas, mas não tomou nenhuma providência. Com isso, a delegada Valechi disse que a mãe também está sendo indiciada, “pelo estupro de vulnerável em sua forma omissiva imprópria ou comissiva por omissão, vez que, por lei, poderia e deveria agir para que os atos libidinosos não continuassem a existir, mas nada fez”.

A delegada apresentou um pedido ao Ministério Público da Infância e Juventude para instaurar uma ação de destituição ou suspensão do poder familiar da mulher. O motivo desse pedido é pela negligência e omissão da mãe em relação aos abusos sofridos pelas filhas menores de idade.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!