‘Tudo é muito difícil, dá medo, vergonha’, desabafa Dani Calabresa sobre assédio de Melhem

Dani Calabresa desabafa em redes sociais
A atriz usou suas redes para falar sobre a denúncia contra o comediante (Reprodução/@calabresadani/Instagram)

A atriz e humorista Dani Calabresa, da Globo, publicou hoje (4) um forte desabafo. Dani usou as redes sociais para falar sobre a dor que sentiu ao ter que denunciar os inúmeros assédios, moral e sexual, vindos de Marcius Melhem, com quem trabalhou em diversos produtos da emissora.

No Instagram, a humorista explica sobre a vergonha e o medo que sentiu ao ter que falar sobre o que sofreu. “Nunca quis ser vista como uma mulher assediada.. mas pra recuperar minha saúde precisei me defender. Nunca procurei a Imprensa. Tomei as medidas cabíveis pra conseguir ajuda. Tudo é muito difícil, da medo, vergonha, mas temos que lutar por respeito e justiça. Não passarão. Assédio é crime!”, escreveu a artista.

Os detalhes sobre os abusos cometidos pelo comediante foram publicados hoje em reportagem da revista Piauí. As primeiras acusações contra Melhem vieram a público no fim do ano passado. Agora, foram divulgados detalhes de áudios e ataques feitos pelo humorista a outras cinco mulheres.

Rede de apoio

A atriz segue dizendo que recebeu inúmeras mensagens de apoio após fazer a denúncia. “Obrigada pelas msgs de apoio. E preciso declarar aqui todo meu amor e gratidão a Maria Clara Gueiros, minha amiga do meio artístico que me apoiou desde o início!”, comenta.

Ainda no texto, Dani segue prestando solidariedade às mulheres que já passaram, ou ainda passam, por situações de violência. “Toda minha solidariedade às mulheres que passam por isso e têm medo de denunciar. É impressionante a luta que uma mulher precisa travar pra provar que é vítima. DENUNCIEM!!!”.

Anos de violência

A atriz Dani Calabresa foi a primeira mulher a denunciar os assédios ocorridos. Ela conta que três anos atrás, em 2017, estava em uma festa com colegas do Zorra, programa dirigido e roteirizado por Melhem, quando ele tentou beijá-la à força. A humorista tentou sair e foi para o banheiro do local, mas foi seguida pelo colega. Lá, ele voltou a tentar agarrá-la e chegou a tirar o pênis para fora da calça, mas ela conseguiu se desvencilhar.

Apesar de traumática, a situação não foi um episódio único. A reportagem detalha ainda outros episódios de assédio praticado por Melhem, que chegou a perseguir Calabresa dentro de um set de gravação. Na ocasião, ele disse que “não tinha culpa” pelo ataque na confraternização e tentou culpá-la: “Quem mandou você estar muito gostosa?”. Em outra situação, Melhem apareceu de surpresa no camarim de Calabresa no dia em que a atriz teria que usar um maiô para gravar um quadro do Zorra.

Liberdade após denúncia

Foi só quando Melhem deixou de integrar a equipe do Zorra que Dani conseguiu denunciar os ataques aos superiores na Globo. Ela procurou Monica Albuquerque, chefe de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico, setor responsável por ouvir as queixas dos funcionários da emissora. De Monica, ela ouviu que a denúncia seguiria para investigação e não seria abafada. No entanto, quando o setor conversou com Melhem, a única orientação que ele recebeu foi de que “procurasse terapia”.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!