Teste novo Nissan Versa: sedã evolui no design, mas mantém motor anterior

Novo Nissan Versa
Foto: Kleiner Marra / KSM produtora

Importada do México, a nova geração do Nissan Versa evoluiu muito em relação à anterior. As linhas ultrapassadas foram substituídas por um visual moderno, bonito e equilibrado; o pacote de segurança ganhou tecnologias mais sofisticadas e o espaço interno, tanto para os ocupantes quanto para as bagagens, continua sendo uma referência no segmento.

Por outro lado, esse pacote de melhorias merecia um motor mais moderno, com turbo e injeção direta, em vez do 1.6 16V aspirado; e o preço da versão que avaliamos, a topo de linha Exclusive, é um pouco salgado.

Assista a seguir o vídeo o inédito com imagens do novo Nissan versa no Canal do Acelera Aí no Youtube.

O visual mais moderno e arrojado, que mistura elegância com um pouco de esportividade, corrige um dos pontos mais fracos da geração anterior do Versa: as linhas ultrapassadas, sem expressão e pouco equilibradas. Segundo a Nissan, as novas linhas se baseiam no conceito “geometria espacial”, que traz uma linguagem mais simples, clara e expressiva.

Leia mais: Avaliação da Nissan Frontier S

Destaque para a grade dianteira V-motion, os faróis e as lanternas traseiras com luzes de LED e em formato de bumerangue; a coluna “C”, que abriga um prolongamento das molduras pretas dos vidros; o formato do teto, que vira quase um fastback na traseira; e as rodas de liga de 17 polegadas (item da versão avaliada).

Novo Nissan Versa
Foto: Kleiner Marra / KSM Produtora

Continua folgado

As dimensões externas cresceram na largura e no comprimento e a boa distância entre-eixos se manteve a mesma, preservando uma das principais qualidade da geração anterior que é o amplo espaço interno para ocupantes e bagagens (porta-malas de 482 litros).

O nível do acabamento interno é bom e causa boa impressão, com destaque para a forração dos bancos e painéis de porta em dois tons e para a faixa com revestimento imitando couro que “atravessa” todo o painel.

Novo Nissan Versa
Foto: Kleiner Marra / KSM Produtora

Boa visualização

Os bancos acomodam bem motorista e passageiros, o volante multifuncional tem base achatada e boa pega, o interior é bem servido de porta-trecos, o quadro de instrumentos de boa visualização é configurável e existem duas entradas USB para os passageiros do banco traseiro.

Leia mais: Teste completo do Toyota Corolla Hybrid

O novo sistema multimídia Nissan Connect tem tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi.

Novo Nissan Versa
Foto: Kleiner Marra / KSM Produtora

Porta-a-porta

O Nissan Conect também permite o pareamento de dois celulares simultaneamente e oferece a navegação “porta-a-porta”, que ajuda na localização do carro (em um estacionamento grande, por exemplo) e na rota para o destino.

O pacote de segurança (da versão Exclusive) é um dos destaques do novo Versa, incluindo seis airbags, visão de 360°, alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, detector de objetos em movimento e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Boa lembrança

O novo sedã traz também um dispositivo importante: o alerta de objetos no banco traseiro, que ajuda o motorista a não esquecer nada dentro do carro, emitindo três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel.

Leia mais: Como se saiu o Nivus Comfortline 200 TSI

Toda essa evolução infelizmente não veio acompanhada de um novo motor (com turbo e injeção direta, por exemplo), que poderia deixar o sedã mais esperto, com reações mais rápidas aos comandos do acelerador. Por outro lado, o 1.6 16V é econômico.

A assistência elétrica da direção está bem calibrada para manobras e altas velocidades. A suspensão, embora privilegie o conforto (afinal, trata-se de um sedã familiar), não dá sustos nas curvas mais fechadas e de piso irregular.

Texto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1598cm³ de cilindrada, 16V, flex, que rende 114cv de potência a 5.600rpm e 15,5kgfm de torque a 4.000rpm
  • Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável)
  • Direção – Assistência elétrica progressiva
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
  • Dimensões – Comprimento, 4,49m; largura, 1,74m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,62m
  • Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/50 R17
  • Porta-malas – 482 litros
  • Tanque – 41 litros
  • Peso (em ordem de marcha) – 1.137 quilos
  • Principais equipamentos – Ar-condicionado digital, comandos de áudio e telefone no volante, chave inteligente presencial (I-Key), painel central com tela de 3,5 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina; controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, auxílio de partida em rampa, controle automático de velocidade, sensor crepuscular, painel central multifuncional em TFT de 7 polegadas com 12 funções, câmera de ré, faróis de neblina, alerta de objetos no banco traseiro, central multimídia com tela sensível ao toque colorida de sete polegadas (Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatível com aplicativo Nissan Smart Phone), acabamento premium soft touch nos bancos, Welcome Function, antena estilo barbatana de tubarão, faróis dianteiros em LED, assinatura dos faróis dianteiros em LED, rodas de liga de 17 polegadas, alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, visão 360° Inteligente com imagem integrada à tela do rádio, detector de objetos em movimento, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, espelho retrovisor com aquecimento, dois tweeters e GPS integrado.
  • Preços – R$ 92.990. Com pintura metálica, sobe para R$ 94.440.

Acesse nosso site: www.aceleraai.com.br

Ouça a coluna Acelera BandNews sobre o novo Nissan Versa (link)

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!