Se cuide! Chuvas fortes, com raios e rajadas de vento, podem atingir BH

chuva belo horizonte
Chuvas podem ser registradas ao longo de toda semana (Amanda Dias/BHAZ)

Atenção, belo-horizontino! A Defesa Civil acaba de publicar, na tarde desta segunda-feira (7), um alerta sobre o risco da capital mineira ser atingida por chuvas fortes nas próximas horas, até às 18h. Além da probabilidade pontual, BH está sob alerta especial: até 200 mm (milímetros) podem ser acumulados pelos próximos cinco dias. Hoje mesmo a avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, foi interditada devido ao risco de inundação.

“Risco de chuvas fortes, com raios e rajadas de vento, nas próximas três horas em Belo Horizonte”, publicou a Defesa Civil municipal às 15h – portanto, o risco dura até 18h desta segunda. Já o comunicado especial para o restante da semana ressalta a possibilidade da forte chuva ser acompanhada de raios e rajadas de vento de até 50 km/h, com um volume entre 150 e 200 mm.

O meteorologista Dayan Carvalho, da Defesa Civil da capital mineira, explica ao BHAZ que essa previsão de chuva pesada até o fim desta semana é o resultado de duas ações da atmosfera – uma delas se desloca em direção a BH. “Uma frente fria atua no litoral do Sudeste e favorece a formação de umidade. Estes dois sistema ’em parceira’ tende a potencializar as chuvas em BH e em todo estado”.

Bloqueios de via

A chuva registrada na manhã de hoje fez com que a avenida Vilarinho, em Venda Nova, fosse interditada devido ao risco de transbordamento do córrego, que leva o mesmo nome da via. Motoristas tiveram que optar por rotas alternativas enquanto o alerta estava mantido.

E, conforme o alerta da Defesa Civil e de Dayan Carvalho, as chuvas devem continuar ao longo de toda semana. “Não podemos baixar a guarda e vamos continuar realizando os monitoramentos [dos córregos] em tempo real. Os sistemas meteorológicos indicam que teremos chuvas durante toda a semana”.

No informe do órgão municipal, é destacado que as chuvas fortes também serão provocadas pela formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Alerta no celular

Moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de desastres naturais por SMS na plataforma 40199. O usuário de celular precisa se cadastrar para receber os alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A divulgação de alertas é parte indispensável das ações preventivas e possui foco na mitigação dos riscos. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.

Cuidados

A Defesa Civil de BH alerta a população para alguns cuidados que dever ser tomadas durante o período chuvoso. São eles:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!