Covid-19: Governo de Minas deverá garantir vacina à população

vacinação
Vacinação contra Covid-19 (FOTO ILUSTRATIVA: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os deputados estaduais de Minas Gerais aprovaram, nesta sexta-feira (11), PL (Projeto de Lei) que determina o governo estadual a garantir a vacina contra o novo coronavírus à toda população. O texto prevê a realização de uma campanha para esclarecer os benefícios do imunizante e a prioridade de vacinação para pessoas do grupo de risco. Minas tem 459.537 casos confirmados e 10.565 mortes provocadas pela doença.

Pelas redes sociais, o deputado André Quintão (PT), autor do PL, comemorou a aprovação do texto pelos parlamentares na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). “Enquanto não houver vacina com registro da Anvisa, o governo de Minas deverá adquirir as vacinas aprovadas por uma autoridade sanitária estrangeira, conforme já autoriza Lei Federal 13.979, em seu artigo 3º, aprovado neste ano”, destacou.

O imunizante contra o novo coronavírus deverá ser gratuito para toda população. Quintão destacou ainda o aumento no número de casos para justificar a aprovação do projeto. “Não podemos ficar esperando o governo Bolsonaro para garantir à população mineira o direito à vacina. A pandemia se agrava e cresce o número de mortes. A prioridade deve ser dada às vacinas que puderem ser fornecidas com menor prazo”.

O texto segue agora para análise do governador Romeu Zema (Novo). O mandatário poderá sancionar ou vetá-lo.

Aprovado! Projeto obriga o Estado a garantir vacina a toda a população A Assembleia Legislativa acaba de aprovar o…

Publicado por André Quintão em Sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Pandemia em Minas

De acordo com o Boletim Epidemiológico, Minas Gerais tem 459.537 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. De ontem para hoje foram 6.173 casos confirmados. Com relação os óbitos, o número chegou a 10.565, 66 a mais do que o informe de ontem. O número de casos em acompanhamento é de 32.789 e o de recuperados 416.183.

O informe do Governo de Minas pode ser visto na íntegra clicando aqui.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!