Governo de Minas prorroga cadastramento escolar da rede estadual

aulas mg
Prazo para a realização do cadastro escolar foi prorrogado (Amanda Dias/BHAZ)

A SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) prorrogou, até a próxima quarta-feira (16), o prazo para a realização do cadastro escolar para estudar na rede pública de ensino em 2021. O prazo, que se encerrava ontem (11), foi estendido “para dar mais conforto às famílias para realização do procedimento”, de acordo com a SEE-MG. Para fazer o cadastro, é necessário acessar o Sucem (Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula).

Segundo a secretaria, 750 prefeituras do estado aderiram ao sistema e, portanto, os candidatos desses municípios serão encaminhados de forma única para as vagas na rede municipal ou estadual. A inscrição vale tanto para as séries do ensino fundamental ou médio. Já nos municípios onde não houve adesão ao Sucem, estarão disponíveis apenas as vagas para a rede estadual.

Quem pode se inscrever

Devem ser inscritos alunos com 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2021, que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental. Além disso, os estudantes que irão ingressar nos demais anos de escolaridade dos ensinos fundamental ou médio, advindos de outras redes que não as redes municipais ou estadual de ensino de Minas Gerais.

Os alunos que já estão matriculados em 2020 em escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, mas as suas escolas não disponibilizarão, em 2021, o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado, também devem fazer o cadastro escolar.

O cadastramento ainda abre possibilidade para aqueles interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da EJA (Educação Jovens e Adultos), além daqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não realizaram a renovação da matrícula.

Para o cadastramento, deve-se acessar o site cadastroescolar.educacacao.mg.gov.br. No sistema também é possível verificar a lista completa com o nome dos municípios que não aderiram à iniciativa. Em caso de dúvidas sobre como efetuar a inscrição, no portal também há um passo a passo da realização do procedimento.

Estudante sem acesso à internet

Aqueles que não têm acesso aos recursos digitais poderão procurar as escolas estaduais ou municipais na sua cidade para realizar a inscrição, com a adoção de todas as medidas de segurança e prevenção contra o novo coronavírus, como o uso de máscara e higienização das mãos. Os pontos de apoio funcionarão das 9h às 16h.

Volta às aulas

Em Belo Horizonte, ainda não há definição para a data de retorno presencial das aulas. A SMED (Secretaria Municipal de Educação) também não ajustou a data de início das aulas, mesmo que remotas. As matrículas nas escolas municipais da capital, porém, já estão abertas, e estão sendo realizadas pela internet.

No estado, o retorno às aulas foi autorizado em outubro, mas liminar derrubou decisão do governo estadual no dia seguinte. O pedido foi realizado pelo Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), e o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) proibiu a reabertura de escolas estaduais em Minas Gerais.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!