PBH recorre e tenta reverter ‘cerveja na mesa’ em bares associados à Abrasel

prefeitura bh cerveja
Executivo municipal vai tentar reverter decisão (Amanda Dias/BHAZ + José Cruz/Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou que pretende recorrer da decisão judicial que voltou a permitir a venda de bebidas alcoólicas para consumo em bares e restaurantes da capital mineira. A permissão é válida para estabelecimentos associados à Abrasel-MG (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais) e foi concedida, por meio de mandado de segurança, nessa sexta-feira (11).

Procurada pelo BHAZ, a PBH informa ter sido notificada da decisão do juiz de Direito, Maurício Leitão de Linhares, e que vai recorrer da permissão concedida. Desde a segunda (7), está em vigor o decreto 17.484, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), que proíbe o consumo de bebida alcoólica em bares, restaurantes, padarias, praças de alimentação e feiras. A medida foi tomada para com o objetivo de conter o avanço da pandemia de Covid-19.

No dia em que foi feito o pedido na Justiça para o retorno da venda de bebidas alcoólicas, o presidente da Abrasel-MG, Matheus Daniel, informou que foi preciso acioná-la, pois, segundo ele, a prefeitura se “fecha num pequeno grupo” e não dialoga com o setor. “A prefeitura, há mais de 30 dias, não nos dá chance de conversar e se fecha num grupo pequeno e decide a vida de milhares de pessoas… Diálogo nós tentamos”, disse em vídeo postado nas redes sociais.

Diante da autorização da Justiça, que derrubou o decreto para os comércios associados à Abrasel-MG, o presidente da entidade fez um pedido. “Peço a todos, sigam os protocolos, não promovam aglomerações. Clientes, por favor, não sentem mais de quatro pessoas por mesa, não se aglomerem. Levantou para ir ao banheiro, coloque a máscara, por favor”, pediu.

Pandemia em BH

De acordo com o Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH, a capital mineira tem 57.330 casos confirmados de Covid-19 e 1.736 mortes. Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar a doença estão com 56,7% de ocupação, já os de enfermaria alcançaram a marca de 52,4%. O número médio de transmissão por infectado (RT) está em 1,02. Estes dados fazem com que todos os indicadores estejam no nível de alerta.

indicadores PBH
Indicadores da pandemia na capital mineira (Reprodução/PBH)
Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!