Defesa Civil emite alerta de baixa umidade e previsão é de calor em BH

Tempo quente em Belo Horizonte durante a semana
A previsão é que o tempo quente permaneça até o final desta semana. (Moisés Teodoro/BHAZ)

Todo belo-horizontino sabe que o clima na capital é 8 ou 80. Muita chuva ou muito calor. Mas, para esta semana, a previsão é de bastante calor e tempo seco. Na tarde de hoje (14), a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixos índices de umidade relativa do ar, que ficou em torno de 30% nesta tarde.

Vale lembrar que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quando o índice fica abaixo dos 30%, a situação já é considerada preocupante. O nível ideal é de 60 a 80%. Na tarde de hoje, as temperaturas chegaram a 31°.

Semana quente

E pelo visto, os mineiros vão precisar caprichar na hidratação durante a semana. Até esta quinta-feira (17), a temperatura deve permanecer quente, com previsão de mínina em 17° e máxima em 33°. Já na sexta-feira (18) o calor deve dar uma trégua e a temperatura máxima pode baixar, chegando aos 30°.

Segundo Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a causa desse calor é a intensificação de uma massa de ar seco e quente sobre parte central do Brasil. “Aí vem o calor, a ausência de nuvens e a falta de chuva”, explica.

Proteja-se

Por conta do tempo seco, a Defesa Civil recomenda que os mineiros dê uma atenção especial à hidratação diária, além do uso de aparelhos umidificadores de ar. Veja:

• Hidrate-se durante o dia;
• Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
• Evite frituras;
• Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
• Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
• Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
• Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
• Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!