OMS ainda não sabe se vacina contra Covid-19 evita a transmissão do vírus

oms coletiva vacina
Coletiva da OMS aconteceu nesta segunda-feira (Reprodução/OMS)

Por Juliana Contaifer

Em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (14), a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou que ainda não há informações suficientes para dizer que pacientes vacinados contra a Covid-19 não serão capazes de transmitir a doença. Segundo a cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan, os estudos mostram até o momento que a pessoa não fica doente. “Não sabemos se vão evitar que o paciente seja infectado. Esperamos que funcione, mas não temos evidência”, explica.

Por isso, ela pede que as pessoas que já tomaram a imunização continuem tomando os cuidados de distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos, até que a questão seja resolvida. “Vamos demorar um pouco para ter imunidade de rebanho e proteger toda a população. Ainda precisamos de mais dados”, diz.

A diretora do departamento de imunizações da OMS, Katherine O’Brien, explica que será preciso acompanhar os pacientes que estão tomando a vacina para obter mais informações sobre a duração da imunidade. “Temos ótimas informações para começar, os resultados de eficácia são promissores, mas são preliminares. Ainda precisamos aprender se as vacinas podem proteger contra a infecção”, afirma.

Leia outras reportagens no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!