Abordagem da PM no Centro de BH gera polêmica; assista

PM imobiliza homem negro algemado em bh
O caso ocorreu na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH (Reprodução/YouTube)

Um homem foi imobilizado por policiais militares, na tarde de ontem (15), no Centro de BH, e o vídeo da situação viralizou. Nas imagens, é possível ver dois PMs em cima do rapaz enquanto ele está agachado no chão. Testemunhas se mostraram assustadas com a ação. A PM, no entanto, diz que a abordagem ocorreu de forma padrão (veja nota na íntegra abaixo).

O caso ocorreu na avenida Afonso Pena, uma das mais movimentadas da capital. Segundo a PM, o homem estava em posse de um celular roubado. Mas, nas imagens, é possível ouvir testemunhas revoltadas com a forma como os policiais imobilizam o suspeito. “O que é isso?”, questiona uma mulher. “Vai matar o ‘cara’ aí”, grita outro rapaz. Na sequência, um terceiro PM pede para que eles se afastem.

No vídeo, o rapaz nega o crime e afirma que é gari. Outros seis policiais, três deles a cavalo, acompanharam o homem até a viatura.

A Polícia Militar informou nesta quarta-feira (16), por meio de nota, que “os militares envolvidos na ocorrência, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita, realizaram a sua abordagem, o qual, inicialmente, tentou se furtar da abordagem, andando apressadamente”.

Outro caso recente

Outra abordagem da PM, desta vez contra um vendedor de balas no Centro de BH, também causou revolta. Na tarde da última quarta-feira (9), várias testemunhas filmaram o episódio, que durou cerca de 10 minutos, e as imagens viralizaram nas redes sociais. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) explica que a venda de balas, da forma como o rapaz fazia, é proibida.

No vídeo, é possível ver pelo menos 10 policiais militares cercando o rapaz, que estava sozinho na calçada, com uma bandeja cheia de balas. Cercado pelos oficiais, viaturas e motos da PM, ele tenta conversar com e é interrompido e puxado por um homem não identificado, que vestia uma camisa vermelha. Calmo, o vendedor chega a pedir que o homem se afaste. “Eu estou conversando com o cara aqui na boa”, diz. Diante da insistência do homem, ele se estressa e derruba os produtos no chão.

Nota da PM na íntegra

No mês dezembro está ocorrendo no Hipercentro de Belo Horizonte a Operação Natalina, visando aumentar a prevenção criminal e a sensação de segurança. Várias são as vertentes da operação natalina, quais sejam: visibilidade, de fiscalização de trânsito, batida policial e outras.Durante o decorrer da operação, os militares envolvidos na ocorrência, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita, realizaram a sua abordagem, o qual, inicialmente, tentou se furtar da abordagem, andando apressadamente.

A partir dessa fundada suspeita, os policiais militares realizaram abordagem do indivíduo, verificando o seu prontuário criminal, no qual constavam algumas passagens criminais anteriores, mas sem impedimentos. Em seguida, ao proceder à consulta dos dados do aparelho celular do abordado, foi verificado que se tratava de produto de furto/roubo junto a sistema de consulta feita pela Polícia Militar.

Diante de tal situação, ao indivíduo foi dada voz de prisão, sendo seus direitos constitucionais preservados, ocasião em que ele começou a se demonstrar reativo com a guarnição, com comportamento resistente, sendo necessário o uso diferenciado da força, sem excesso, tendo que ser imobilizado e submetido ao uso de algemas, de modo que a resistência por ele oferecida não significasse risco para ele próprio, para guarnição e para terceiros.

Em razão disso o indivíduo, foi preso em flagrante delito pelo crime de receptação, por estar na posse de produto de crime, sendo conduzido à autoridade de polícia judiciária(DEFLAN2). Vale salientar a importância dessas abordagens na repressão de crimes contra o patrimônio, que envolva subtração de celular, tais como roubo e furto, pois, através
Comando de Policiamento da Capital Praça Rio Branco, 56, Centro 31 3307 – 0170 – [email protected] de prisões de pessoas que estão na posse de produtos desses delitos, há um não fomento a tais delitos.

Isso, pois, passa haver menor oferta no mercado de venda de produtos de crime. E, em decorrência da operação natalina e outras operações no hipercentro de Belo Horizonte, vários receptadores foram presos e os aparelhos produtos de crime apreendidos/recuperados.
A Polícia Militar de Minas Gerais agradece a oportunidade de expor o conteúdo de suas ocorrências e colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!