PBH se prepara para volta às aulas em 2021 com plano de ‘2 anos em 1’

kalil sala de aula
Comitê da PBH começa a se reunir para discutir a retomada na próxima semana (Amanda Dias/BHAZ)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou que o Executivo municipal já se prepara para retomar as aulas presenciais na rede pública no início do ano que vem. O comunicado foi feito em entrevista coletiva nesta sexta-feira (18). Além de anunciar novas flexibilizações, o prefeito ainda afirmou que o próximo foco da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) é permitir a volta às aulas.

“Começamos agora a tratar desse assunto, já que saíram estudos internacionais [dizendo] que as escolas não são um antro de contaminação”, disse. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) divulgou os protocolos para a retomada das atividades presenciais há um mês, mas, na ocasião, reforçou que ainda não tinha nenhuma previsão de data. Agora, Kalil confirmou que as reuniões sobre esse assunto já começam na próxima semana.

“Os protocolos estão prontos e começamos a tratar desse assunto na segunda-feira”, explicou o prefeito, que disse ainda que o que motivou essa decisão foram resultados observados em outros países: “Esse estudo é recente e estamos acompanhando com o pessoal da ciência”. Para a retomada, a meta é reorganizar o plano de ensino para correr atrás do tempo que as escolas precisaram sacrificar em nome da segurança. “[Vamos tratar] para que, no ano que vem, tenhamos um plano pedagógico de fazer dois anos em um na rede pública”, afirmou Kalil.

Não é só em BH

E não é só na rede municipal que a volta às aulas parece estar se aproximando. Ainda nesta quinta (17), a secretária estadual de Educação, Júlia Sant’Anna, afirmou que o Governo de Minas pretende acionar a Justiça para retomar as atividades. Ela disse que a concorrência dos jovens mineiros com alunos de outras regiões que já puderam voltar tem “tirado o sono”.

“A gente vem olhando com muita preocupação o fato de já termos cinco estados, entre eles São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, que retomaram atividades. A gente vê como um risco muito grande para os alunos mineiros”, afirmou Júlia. A secretária explicou ainda que a preocupação aumenta com a aproximação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Esses alunos, a gente sabe que pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada) eles competem com alunos de outros estados”, disse.

Para a rede estadual, o governo propõe adotar o modelo de educação híbrida – que mescla os ensinos presencial e à distância. Também foi determinado que os alunos fosse reintegrados ao regime presencial aos poucos, a partir dos mais velhos. “Quando a gente anunciou, a gente anunciou o início progressivo, a partir do 3º ano. Mas o entendimento era de que, a cada 14 dias, a gente ia fazer uma avaliação de inclusão de outros níveis de escolaridade”, disse a secretária.

Edição: Vitor Fernandes
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!