Pancadas de chuva com raios e ventos devem atingir BH hoje

Tempo nublado BH
Pancadas de chuva podem atingir BH ainda hoje (Yuran Khan/BHAZ)

O calor presente na tarde deste sábado (19) em Belo Horizonte pode resultar em algumas pancadas de chuva ao final do dia. A Defesa Civil de BH emitiu um alerta para a capital mineira. A previsão é de possibilidade de chuva (30 a 50 mm) com raios e e rajadas de vento em torno de 50 km/h até às 8h da manhã deste domingo (20).

Segundo a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), pode ocorrer céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima para o domingo é de 28ºC a 30°C, já a mínima pode variar entre 19°C e 21°C. Além disso, a Defesa Civil deixou dicas de proteção para os cidadãos durante o período chuvoso. Confira:

Início de semana nublado

De segunda (21) a quarta-feira (23), o céu deve permanecer nublado e encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas podem ficar entre 19°C e 26°C, mínima e máxima. Segundo Claudemir de Azevedo, meteorologista do Inmet, a previsão é comum para essa época do ano.

“Nós estamos sobre a atuação de áreas de instabilidade atmosféricas associadas ao calor…alta umidade do ar situação comum neste período de Primavera e Verão”, diz. O Instituto também informou que BH registrou acumulado de precipitação de 215,3 mm no mês dezembro/2020, a média climatológica é de 358,9 mm, portanto, já choveu 60% do esperado para mês de dezembro.

Até agora, o acumulado anual é de 2.275,0 mm. Desde 2019 que a capital não tem um ano tão chuvoso. Ao longo do mês, se a chuva superar a média mensal, os belo-horizontinos podem ter o ano mais chuvoso em toda a série histórica, ultrapassandoo ano de 1983 que foi de 2.509,8 mm.

Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!