Gerson acusa jogador do Bahia de injúria racial e condena Mano Menezes

Gerson, Ramírez e Mano Menezes
Jogador acusa meia colombiano de dizer ‘cala a boca, negro’ durante discussão (Alexandre Vidal/Flamengo + Felipe Oliveira/EC Bahia)

O volante Gerson, do Flamengo, acusou o jogador Ramírez, do Bahia, de injúria racial, durante a partida disputada entre os dois times nesse domingo (20). De acordo com a vítima, o meia colombiano disse “cala a boca, negro” ao se dirigir a ele. O volante também acusou o então técnico do Bahia, Mano Menezes, de defender Ramírez durante a discussão. O treinador deixou o clube ainda ontem.

“Tenho vários jogos pelo profissional e nunca vim na imprensa falar nada porque nunca tinha sofrido preconceito, nem sido vítima nenhuma vez. O Ramirez, quando tomamos acho que o segundo gol, o Bruno fingiu que ia chutar a bola e ele reclamou com o Bruno. Eu fui falar com ele e ele falou bem assim para mim: ‘Cala a boca, negro’. Eu nunca falei nada disso, porque nunca sofri. Mas isso aí eu não aceito”, disse Gerson em entrevista após o jogo, vencido pelo Flamengo por 4 a 3.

“O Mano até falou ‘Ah, agora você é vítima, não é? O Daniel Alves te atropelou e você não falou nada’. Claro, porque teve respeito entre eu e ele. Eu nunca falei de treinador, mas o Mano tem que saber respeitar. Estou vindo falar aqui por mim e por todos os negros do Brasil”, completou o volante.

Algumas horas depois do fim da partida, Gerson publicou um depoimento a respeito do caso nas redes sociais. “É uma pena nós, negros, termos que falar sobre isso semanalmente e nenhuma atitude no esporte ser tomada a respeito. E é mais triste ainda ver a conivência de outras pessoas que estão dentro de campo e que minimizaram e diminuíram o peso do ato de hoje no Maracanã. É nojento conviver com o racismo e ainda mais com os que minimizam esse crime”, escreveu o jogador.

Ramírez afastado

Na madrugada desta segunda-feira, o Bahia publicou uma nota a respeito da acusação de racismo e anunciou o afastamento do jogador Indio Ramírez, até que as circunstâncias terminem de ser apuradas. Ainda de acordo com o clube, o presidente Guilherme Bellintani ligou para Gerson para prestar solidariedade ao jogador.

“O atleta Indio Ramírez nega veementemente a acusação e a ele está sendo dada a oportunidade de se defender de algo tão grave. O clube entende, porém, que é indispensável, imprescindível e fundamental que a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza”, diz o comunicado do Bahia (leia na íntegra abaixo).

Mano demitido

Ainda ontem, o Bahia também comunicou a demissão do técnico Mano Menezes, após o envolvimento no episódio. De acordo com o perfil do treinador no Twitter, “foi o entendimento dos dois lados, compreendendo em conjunto que era hora de interromper os trabalhos”.

Mano Menezes, por meio de sua assessoria, também afirmou condenar qualquer ato de racismo. “Mano […] reitera que a violência contra quem comete não é caminho para solucionar a questão. E apoia qualquer avaliação e julgamento justo para que o futebol seja sempre referência positiva na nossa sociedade. Crescemos juntos”, diz a publicação do técnico na rede social.

Nota do Bahia

“O Esporte Clube Bahia vem a público se manifestar sobre a denúncia de racismo feita pelo atleta Gerson, do Flamengo, ocorrida na noite deste domingo (20).

O atleta Indio Ramírez nega veementemente a acusação e a ele está sendo dada a oportunidade de se defender de algo tão grave.

O clube entende, porém, que é indispensável, imprescindível e fundamental que a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza.

Assim, decidiu afastar imediatamente o jogador das atividades da equipe até a conclusão da apuração.

O presidente Guilherme Bellintani ligou para Gerson a fim de prestar solidariedade“.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!