América segura empate e vaga para a final fica em aberto

palmeiras mg
Palmeiras enfrentou o América hoje e o Coelho manteve o empate (Cesar Greco/Sociedade Esportiva Palmeiras)

O América saiu na frente, mas levou o empate do Palmeiras no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, nesta noite de quarta-feira (23), no Allianz Parque, em São Paulo. Se não fosse pelo goleiro do Coelho Matheus Cavichioli, o clube poderia ter se complicado com a pressão palmeirense. No jogo da volta, os times se enfrentam na próxima quarta-feira (30), às 21h30, no Independência, em Belo Horizonte, para decidir quem irá para a final da competição.

Começo quente

O jogo já começou movimentado, como uma verdadeira semifinal de Copa do Brasil. Antes do primeiro minuto, o América chegou com um contra-ataque perigoso puxado por Ademir: o meia Geovane recebeu, chutou de primeira e Weverton agarrou. 

O Palmeiras respondeu logo depois. Rony invadiu a área e mandou cruzado para o gol, obrigando Matheus Cavichioli a fazer uma boa defesa.

Feliz Natal!

O alviverde de Minas saiu na frente no placar, depois de um verdadeiro “presente de Natal” da zaga do Porco. Aos 19 do 1T, dentro da área, o zagueiro Emerson Santos tentou fazer um lançamento, mas Ademir interceptou e chutou direto para as redes, abrindo o placar para o Coelho. O time estava quebrando um tabu recente do Palmeiras, que nos últimos nove jogos em casa, não havia levado gols – e ganhou todos. 

Pressão palmeirense…

O time paulista tentou não se abalar com o gol, e procurava o ataque. Aos 37 do 1T, um lance polêmico: depois de chute de Gabriel Veron, Matheus Cavichioli defendeu em cima da linha e a bola quase entrou. Foi preciso colocar o VAR em ação para confirmar que o gol realmente não aconteceu. Cerca de 10 minutos depois, Marcos Rocha cruzou e o goleiro tirou. Adiante, a bola foi na cabeça do lateral, mas ele mandou para fora.

… e gol!

Depois de tanta pressão, veio o gol de empate palmeirense. No último lance do 1T, aos 48 minutos, Marcos Rocha, famoso pela cobrança de “latereios”, cobrou na cabeça do zagueiro Gustavo Gómez, que mandou para as redes.

O ataque continua

O Palmeiras voltou frenético para o 2T. Logo aos 4, Rony recebeu na área, chutou cruzado e a bola foi na rede pelo lado de fora. Os comandados de Abel Ferreira queriam mais, e aos 11 minutos, Scarpa cruzou na cabeça de Willian e a bola foi muito perto do travessão. Apenas um minuto depois, o mesmo lateral cobrou um escanteio fechado e o arqueiro visitante conseguiu evitar o gol olímpico. 

O time da casa dominava o jogo, e aos 34 do 2T, a virada quase veio. Viña cruzou e o zagueiro Messias furou. Luiz Adriano teve a chance do gol, mas o goleiro Matheus salvou o América novamente.

A partida de ida foi tensa para o América até o final, mas o time conseguiu sair de São Paulo sem derrota. Com o resultado, o Coelho continua sem perder fora de casa na Copa do Brasil. No dia 30/12, cada time joga pela vitória, e em caso de empate, a vaga na final será decidida por pênaltis.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!