PM poderá prender em casos de aglomerações no fim de ano em Minas

comandante-geral-polícia-militar-minas-gerais
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, será feita uma fiscalização nos 853 municípios do estado (Reprodução/Facebook)

A Polícia Militar de Minas Gerais afirmou, nessa terça-feira (22), que poderá prender quem estiver em aglomerações durante as festas de fim de ano. O anúncio foi feito numa entrevista coletiva na Cidade Administrativa. Segundo o comandante-geral Rodrigo Rodrigues, a corporação operará nos 853 municípios mineiros. A determinação é do governador do estado, Romeu Zema (Novo).

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, Rodrigo Rodrigues, essa é uma medida para evitar aglomerações neste momento em que os casos de Covid-19 estão em alta. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Amaral, conduziu a entrevista coletiva da qual o coronel participou. O comandante também afirmou que dará apoio às equipes de fiscalização dos municípios nos casos de eventos que gerem aglomerações.

“Estamos para dar apoio e atuar em resposta a essa necessidade. Primeira parte, orientação e conscientização. Parlamenta com as pessoas envolvidas. Mostra a importância de cumprir as orientações para proteção da vida delas, proteção de outros e não fazer o vírus circular muito mais. Mas, em último caso, fazer valer o poder de polícia. E aquela pessoa poderá ser conduzida sim”, informou o comandante Rodrigues.

Ademais, o comandante-geral Rodrigues disse que os policiais darão apoio aos fiscais dos municípios para cumprir as regras de isolamento social. Conforme dito na coletiva, as viaturas devem usar os megafones para orientar, conscientizar a população e dispersar aglomerações. O anúncio sobre a atuação da PM para conter as possíveis aglomerações de fim de ano foi feita por Zema (Novo), nas redes sociais.

‘Fique em casa!’

“Cada um tem que fazer a sua parte para que Minas continue sendo o Estado que melhor combate a pandemia. Fique em casa!”, escreveu Zema, na legenda. “Determinei à @pmmg190 que intensifique a atuação neste fim de ano para evitar aglomerações nas ruas e conscientizar os mineiros. Estamos vendo um número crescente de casos e ocupação de leitos”, escreveu na postagem.

O comandante-geral Rodrigo Rodrigues reforçou que a primeira atuação da Polícia Militar em caso de aglomerações será para conscientizar. Em caso de orientar o cidadão e ele não cumprir, o coronel disse que fica compreendido como desobediência, o que pode levar à prisão. Segundo ele, na maior parte das abordagens policiais, as pessoas atendem às orientações, e que acaba não sendo necessária medida mais drástica. 

Secretário de saúde alerta

Nessa mesma entrevista coletiva, o secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral pediu para que a população redobre os cuidados de distanciamento e higienização neste fim de ano. Segundo ele, o poder público se esforçou com o aumento das UTIs, entretanto a população deve colaborar. Ademais, ele afirmou que o índice de uma pessoa gripada pegar Covid-19 cresceu para 30%.

“É importante que toda a população entenda que não é hora de aglomeração. É hora de muito cuidado, de manter o distanciamento, o uso de máscaras e ter uma higiene adequada. Se houver algum encontro familiar, que mantenha as regras de distanciamento e seja no menor tempo possível. É fundamental que passemos por esse Natal para que tenhamos um próximo Natal no outro ano”, disse o secretário.

Minas superou 500 mil casos

O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apontou que o estado superou a marca de 500 mil casos de Covid-19. Na informação divulgada ontem (22), o relatório mostrou que o estado registrou 503.700 casos confirmados. Além disso, Minas totaliza 11.258 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Nas últimas 24 horas até a divulgação do boletim, 4.201 casos de Covid-19 foram confirmados no estado mineiro. A Secretaria de Estado de Saúde também registrou o total de 23 mortes, dentro dessas 24 horas. O estado ainda acompanha 38.287 casos, e 454.155 pessoas já se recuperaram da doença.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!