Teich diz que mortes por Covid-19 são subnotificadas e devem estar em 230 mil

Nelson Teich ex-ministro saude
Nelson Teich foi Ministro da Saúde durante um mês (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Por Raphael Veleda

O ex-ministro da Saúde Nelson Teich disse nessa sexta-feira (25) no Twitter que o Brasil vive com o coronavírus sua pior epidemia, e que o número de 190 mil mortos, atingido neste Natal segundo os dados oficiais, é subnotificado em ao menos 20%.

“Estamos atualmente com cerca de 230 mil mortos pela Covid-19 e os números crescem de forma significativa. Como aconteceu no início da pandemia, não é possível saber onde esses números vão chegar”, escreveu ele em uma longa série de postagens que incluem críticas veladas e pedidos ao governo do qual fez parte.

Teich ficou menos de um mês no cargo e saiu em maio deste ano, entre as gestões de Luiz Henrique Mandetta e de Eduardo Pazuello. Ele foi demitido porque, assim como seu antecessor, se negava a adotar a cloroquina como tratamento para a Covid-19 mesmo sem evidências científicas de sua eficácia, como exigia o presidente Jair Bolsonaro.

“A situação é grave, difícil e incerta”, escreveu Teich, que é médico. “Demanda que as pessoas se cuidem cada vez mais, até que uma solução chegue, e essa solução da Covid-19 depende das vacinas e programas de vacinação eficazes”, disse ainda.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!