Carreta tomba, derrama ácido sulfúrico e interdição já supera 17h

carreta tomba derrama ácido sulfúrico
Vazamento mobilizou bombeiros e empresa privada (PMRv + CBMMG/Divulgação)

Motoristas que precisaram passar pela MG-120 na altura de Itabira, região Central de Minas, entre a noite de ontem (28) e a manhã de hoje (29) precisaram ter paciência. É que uma carreta tombou na região na noite dessa segunda-feira e derramou quase 20 mil litros de ácido sulfúrico na via. O acidente deixou duas pessoas feridas e dá muito trabalho para as equipes do Corpo de Bombeiros, que, mesmo depois de mais de 17 horas, ainda trabalham no local para liberar o trânsito.

De acordo com o registro dos bombeiros, as equipes foram acionadas por volta das 20h30 de ontem. Testemunhas relataram que a carreta, que transportava ácido sulfúrico, havia tombado e alertaram para o risco do vazamento. Quando os militares chegaram, o produto já havia se espalhado pela pista e pelo acostamento.

O tombamento deixou duas pessoas feridas. Um homem, que já havia sido atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) quando as equipes chegaram ao local, e uma mulher. Ela foi resgatada com o apoio de uma equipe de bombeiros civis de Nova Era. Os dois, que são naturais da Bahia, foram encaminhados para um hospital de Itabira para receber atendimento médico.

Pista interditada

Depois que a dupla envolvida no acidente foi resgatada, os bombeiros começaram os trabalhos de contenção do vazamento do ácido sulfúrico. A corporação contou com a ajuda do Núcleo de Emergências Ambientais e de uma empresa de gestão ambiental. Até o início da tarde de hoje, as equipes ainda trabalhavam no local para tentar liberar a via.

Além do transtorno no trânsito, o acidente também interferiu nas ferrovias da região. Isso porque o ácido sulfúrico derramado na pista foi em direção a uma linha férrea da mineradora Vale. Por volta da 0h30, a empresa precisou paralisar o tráfego na linha.

As equipes do Corpo de Bombeiros seguem no local do acidente, apoiando os trabalhos de transbordo da carga e isolando a região.

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!