Granizo para finalizar 2020: Chuva com pedrinhas de gelo atinge BH

granizo chuva forte bh
Pedras de granizo e raios atingem região Central de BH (Maira Monteiro/Arquivo pessoal)

Você acha que já está livre de 2020? Pois as últimas horas de um ano que ficará marcado na história como um dos mais pesados das últimas décadas ainda exigem atenção do belo-horizontino. Uma chuva com granizo atinge a capital mineira no início da noite desta quinta (31) e a Defesa Civil emitiu alerta sobre o risco de raios e rajadas até o fim desta noite.

“Possibilidade de ocorrência de granizo em Belo Horizonte nas próximas 3 horas horas. Redobre a sua atenção e adote medidas de proteção!”, publicou a Defesa Civil de Belo Horizonte por volta das 19h. “Possibilidade de chuvas isoladas (até 20 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 45 km/h até 23h de quinta (31)”, dizia outro comunicado do órgão.

Em diversas regiões da cidade, como, por exemplo, a Centro-Sul e Oeste, a presença de granizo já era registrada nesse horário. “Tentei gravar um vídeo do que aconteceu aqui em casa com a chuva, mas o vento foi tão forte que meu celular voou”, afirmou uma moradora da região Central de BH.

“Faltando poucas horas pra 2020 acabar e começa a chover granizo”, publicou outro residente da capital mineira no Twitter. “Pra fechar 2020 uma bela tempestade de granizo no [bairro] Gutierrez :)”, ironizou mais um morador da cidade.

Apesar da chuva forte, dos raios, da ventania e dos granizos, nenhuma ocorrência tinha sido registrada até às 19h30, conforme as autoridades. A Defesa Civil BH também informou, nesse horário, que nenhum córrego corria o risco de transbordamento e, portanto, nenhuma via estava interditada.

Se proteja!

Portanto, além de tomar todas as proteções necessárias contra a propagação da Covid-19, fique atento ao céu de BH. A Defesa Civil de BH dá uma série de orientações em caso de chuva. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Em caso de granizo:

  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;
    ⠀⠀
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
  • Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
  • Procure estacionar em um local seguro e coberto.
Thiago Ricci[email protected]

Editor-executivo do BHAZ desde agosto de 2018, cargo ocupado também entre 2016 e 2017. Jornalista pós-graduado em Jornalismo Investigativo, pela Abraji/ESPM. Editor-chefe do SouBH entre 2017 e 2018; correspondente do jornal O Globo em Minas Gerais, entre 2014 e 2015, durante as eleições presidenciais; com passagens pelos jornais Hoje em Dia e Metro, TVs Record e Band, além da rádio UFMG Educativa, portal Terra e ONG Oficina de Imagens. Teve reportagens agraciadas pelos prêmios CDL, Délio Rocha, Adep-MG e Sindibel.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!