Período chuvoso matou 8 e deixou mais de 500 pessoas desalojadas em Minas

Chuva Minas Gerais
Período chuvoso vai de outubro de 2020 a janeiro de 2021 (Amanda Dias/BHAZ)

Oito pessoas já morreram vítimas das fortes chuvas em Minas Gerais, durante o período chuvoso, que vai de outubro de 2020 e janeiro de 2021. De acordo com o boletim da Defesa Civil do estado, seis pessoas ficaram feridas, 135 ficaram desabrigadas e 585 foram desalojadas em decorrência das chuvas.

O último óbito registrado é de Jardyan Resende Corrêa, de 23 anos, que morreu arrastado por uma tromba d’água em uma cachoeira de Capitólio, no Sul de Minas, no sábado (2). O corpo do jovem foi encontrado nesta segunda-feira (4) pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Além dele, outros dois morreram e 16 pessoas ficaram feridas.

Mais mortes

Uma das mortes registradas no período chuvoso foi de um adolescente de 13 anos que foi arrastado por uma enxurrada, também no sábado, no bairro Santa Rosa, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Ele estava andando de bicicleta quando foi levado pela água até parar debaixo de um carro que estava estacionado no local (leia mais aqui).

Os outros óbitos foram registrados em Muriaé, na Zona da Mata, em 1º de janeiro deste ano; em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, em outubro de 2020; e em Pedras de Maria da Cruz, na região Norte do estado, em novembro do ano passado.

Chuvas fortes

A Defesa Civil de Minas Gerais já atendeu diversas ocorrências causadas pelas fortes chuvas registradas no estado, desde outubro de 2020. Em Ilicínea, no Sul de Minas, o muro de uma escola e o portão de um galpão da prefeitura caíram em decorrência da tempestade. Dois carros e um poste foram atingidos, mas ninguém ficou desalojado ou desabrigado.

Já em Conselheiro Lafaiete, na região Central do estado, quatro pessoas ficaram desalojadas após uma casa desabar parcialmente, no sábado. A Defesa Civil também registrou alagamentos e quedas de árvores em Juiz de Fora, na Zona da Mata, no dia 1º de janeiro.

Além disso, em Nova Era, também na região Central de Minas, os ventos que atingiram a cidade durante as fortes chuvas danificaram a estrutura de um posto de combustíveis localizados na BR-381. Algumas partes da estrutura do posto voaram e atingiram quatro residências e um carro.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!