BH pode ter até 4 mil bares e restaurantes fechados com nova quarentena

bar vazio
Entidade teme que bares e restaurantes não possam funcionar (Tomaz Silva/Agência Brasil)

O novo fechamento do comércio em Belo Horizonte, anunciado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), poderá resultar na falência de até 4 mil bares e restaurantes. A estimativa é do presidente da Abrasel-MG (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Matheus Daniel, que critica o Executivo municipal por não chamar a “força produtiva da cidade” para definir os rumos da capital mineira durante a pandemia do novo coronavírus.

“O prefeito anunciou o fechamento justamente no dia em que a cidade registrou forte chuva. Nada mais do que cortina de fumaça. No bairro Santa Lúcia pessoas quase foram arrastadas. O anúncio serviu para esconder a incompetência da prefeitura em resolver os problemas da chuva”, disse o presidente da entidade ao BHAZ.

O decreto que determina como se dará o funcionamento da cidade a partir da próxima semana será publicado amanhã (8), mas Matheus reforça que os bares e restaurantes não são os culpados pelo aumento de casos do novo coronavírus. “Funcionamos sem qualquer restrição durante setembro e outubro e os índices abaixaram. Veio a eleição e eles subiram. Hoje faz um mês que estamos proibidos de vender bebida alcóolica e não resolveu”.

“A responsabilidade não é dos bares e restaurantes. A prefeitura precisa aprender a dialogar e chamar a força produtiva da cidade para construir uma solução em conjunto. Eles sempre se fecham no grupinho deles”, critica.

Impacto

Desde o início da pandemia, 3 mil bares e restaurantes fecharam as portas, conforme o último levantamento da Abrasel-MG. Caso os comércios sejam impedidos de funcionarem nos próximo dias, este número poderá alcançar a marca de 7 mil. “Se o decreto for pra frente e demorar a reabrir, podemos ter de 3 a 4 mil empresas fechando os comércios na capital mundial dos botecos”.

Matheus explica que, atualmente, a situação é ainda mais complicada para os comerciantes, se comparado com o começo da pandemia. “Lá em 20 de março tínhamos uma gordurinha, um carro para vender e colocar o dinheiro no comércio, auxílio do governo federal. Hoje não temos mais nada”, finaliza.

Pandemia

BH tem 65.848 casos confirmados de Covid-19 e 1.915 pessoas já morreram em decorrência da doença. De acordo com o boletim epidemiológico da PBH, 3.637 casos estão em acompanhamento e 60.296 pessoas se curaram da doença causada pelo novo coronavírus. Os leitos de UTI de Covid-19 estão com 86,1% dos leitos ocupados, no nível vermelho de alerta, enquanto a ocupação dos leitos de enfermaria para a doença está em 63,9%.

indicadores monitoramento covid
Ocupação de UTI bateu recorde pelo terceiro dia consecutivo (Reprodução/PBH)
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!