Temporal deixa pessoas ilhadas e provoca queda de muro na Grande BH

chuva neves
Córrego chegou a transbordar em Ribeirão das Neves (CBMMG/Divulgação)

O temporal registrado em Vespasiano e Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, deixou pessoas ilhadas e fez com que um muro desabasse durante a madrugada desta terça-feira (12). E vem mais chuva por aí, visto que a meteorologia prevê a continuidade das precipitações ao longo do dia.

O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender, pelo menos, três chamados em Ribeirão das Neves. Em uma casa do bairro Santa Matilde a água inundou o imóvel numa altura de um metro. Dois adultos e três crianças ficaram ilhados. Vizinhos ajudaram a família e quando os militares chegaram constataram alagamento parcial e orientaram os moradores.

Já no bairro Sevilha, o volume de água surpreendeu os moradores de uma casa da rua Odilon Alcântara Peixoto. Um adulto e duas crianças ficaram ilhados no imóvel. A solicitante informou aos bombeiros que a situação ficou controlada quando o marido dela conseguiu retirá-los do local.

O rompimento do cano de esgoto na casa do vizinho fez com que um imóvel no bairro Rosaneves ficasse inundado aliado com o temporal. Um casal ficou ilhado e teve que ir para o segundo andar da casa. Um dos moradores é cadeirante e a companheira dele ficou apreensiva, conforme informou os militares dos bombeiros. Quando a corporação chegou, o volume de água havia diminuído.

Vespasiano

Um muro não aguentou a pressão da água e acabou caindo no bairro Angicos, em Vespasiano. A estrutura apresentava trincas e cedeu durante o temporal. A água, que não teve como passar, acabou invadindo casas da rua. Apesar do susto, não houve feridos, segundo os bombeiros.

Mais chuva

A tendência é de continuidade das chuvas em Belo Horizonte e região metropolitana nos próximos dias. O meteorologista Cléber Souza, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica ao BHAZ que as precipitações devem acontecer no fim do dia. “O céu segue parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas”.

“A chuva deve começar na parte da tarde e se prolongar durante a noite. São precipitações típicas do verão que são causadas pelo calor e umidade que se encontra na região Sudeste. Na madrugada choveu 75 mm (milímetros) em Ribeirão das Neves”, diz. Cléber ressalta que a intensidade da chuva depende da área de instabilidade.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!