Situação de emergência: Tromba d’água deixa 103 desalojados em Minas

chuvas barbacena
Mais de 30 casas foram atingidas; cidade pede ajuda dos governos estadual e federal (CBMMG/Divulgação)

Mais de 100 pessoas ficaram desalojadas após uma tromba d’água atingir o município de Barbacena, na região Central de Minas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a água atingiu o distrito de Correia de Almeida por volta das 0h25 dessa terça-feira (12) e alagou diversas casas que ficavam na região mais baixa do local. O nível da água chegou a quase dois metros de altura. A administração da cidade declarou situação de emergência após os prejuízos causados.

Segundo o registro dos militares, assim que chegaram ao local, as equipes já se depararam com um longo trecho inundado e com a água já alta. Alguns moradores que estavam ilhados foram socorridos e encaminhados para locais mais seguro. Os bombeiros ainda precisaram se mobilizar para resgatar uma mulher que havia sido arrastada pela enxurrada e, enquanto tentava se salvar, ainda foi picada por uma cobra.

Ao todo, as fortes chuvas que atingiram a cidade deixou 103 pessoas desalojadas, uma desabrigada e uma ferida. Além disso, 33 casas foram atingidas, conforme um balanço divulgado pela Prefeitura de Barbacena. Diante das fortes chuvas, que foram piores nos distritos de Correia de Almeida e Costas, o Executivo municipal decidiu decretar situação de emergência no município e mobilizou vários órgãos para prestar assistência aos moradores e reduzir os impactos.

Ajuda

A prefeitura também recorreu ao Governo de Minas e ao governo federal para conseguir ajudar as famílias que foram prejudicadas. A Defesa Civil Estadual montou um centro de operações no local para traçar estratégias de prevenção e minimização dos danos e a Secretaria Municipal de Obras também realiza a limpeza e alguns reparos nos pontos afetados.

Além de deixar uma centena de pessoas desalojadas, a água ainda afetou diretamente a vida de vários outros. Com as chuvas fortes, o sistema de abastecimento de água da cidade ficou comprometido e a prefeitura pede que os moradores economizem até que o serviço seja regularizado. Enquanto a situação na cidade continua crítica, a Câmara Municipal está recolhendo doações para ajudar as famílias afetadas.

Edição: Vitor Fernandes
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!