Covid-19: MG chega a 13 mil mortes e tem novo recorde de casos

ambulância
Recorde já é o segundo em menos de uma semana (Amanda Dias/BHAZ)

Encarando novamente uma fase mais grave e preocupante da pandemia de Covid-19, Minas Gerais alcançou, nesta quinta-feira (14), um novo recorde de casos – o segundo em menos de uma semana. Apenas nas últimas 24 horas, foram 8.694 novos diagnósticos, o número mais alto desde o início da pandemia. Os registros de mortes também são alarmantes: no mesmo período, foram notificados 123 óbitos pela doença. Minas agora ultrapassa a marca dos 13 mil mortos no total.

Os dados são do boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) nesta quinta. Até então, o último recorde de casos era o do último sábado (9), quando foram registrados 8.399 diagnósticos em 24 horas. Com essa marca superada, o estado chega agora aos 619.846 casos confirmados da doença. Além desses, outros 55 mil estão em acompanhamento.

Dos infectados que não perderam a vida para a doença, a maioria são mulheres e pessoas de 30 a 49 anos. Já entre os que morreram, o perfil é um pouco diferente. Mais de 80% das vítimas tinha 60 anos ou mais e a maioria foram homens – 7.382 contra 5.646 mulheres. As comorbidades também seguem preocupando: dos que morreram, 73% sofria de alguma condição prévia, dentre as quais se destacam as doenças do coração e o diabetes.

Nível de alarme

Com o aumento dos casos, quase todas as regiões do estado voltaram a níveis alarmantes de risco. O mapa de Minas agora é tomado por vermelho: das 14 macrorregiões de saúde do estado, dez estão na fase mais crítica do Minas Consciente. Três estão no nível amarelo, o intermediário, e apenas uma – a Triângulo do Sul – está na onda verde, na qual têm permissão para funcionar até os serviços não essenciais com alto risco de contágio.

Segundo o governador Romeu Zema, a decisão de deixar a maioria das regiões na onda vermelha foi tomada após a constatação do avanço da doença no estado. Foi registrado aumento de 6,5% nos casos confirmados em relação à semana anterior e de 4,4% no número de óbitos nos últimos sete dias. Zema também fez mais um apelo à população para a manutenção das medidas protetivas.

“Sei que todos já estão cansados de manterem estas restrições, de ficarem isolados, de usar máscara e manter o distanciamento social, mas nós precisamos deste esforço final. A vacina está para chegar a qualquer momento. Muito provavelmente neste final de janeiro ou início de fevereiro o processo de vacinação vai se iniciar. Peço encarecidamente à população que tome as medidas de precaução, porque os hospitais estão hoje com uma ocupação muito maior do que aquela que tivemos no primeiro pico da pandemia. Então todo o cuidado é recomendado”, reforçou o governador.

mapa minas consciente
Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período (Divulgação/Agência Minas)

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!