Gêmeos siameses recebem alta após cirurgia em BH

Gemeos recebem alta em BH
Irmãos em hospital antes da cirurgia e pós-cirurgia, no colo dos pais (Reprodução/Instagram)

Uma duplinha fez a alegria do Hospital das Clínicas da UFMG na tarde de ontem (13). Os irmãos Bryan e Yago, que nasceram em novembro do ano passado, receberam alta depois de passarem por uma cirurgia de separação. Os gêmeos nasceram unidos pelo abdômen e tórax e foram operados em dezembro. Agora, a família passa bem e segue junta em casa.

Por conta da condição, os meninos dividiam o mesmo fígado. Eles saíram vitoriosos de uma cirurgia delicada, sendo que um deles teve uma infecção no intestino. Segundo o Hospital, a equipe que trabalhou na operação contava com médicos cirurgiões pediátricos, além de especialistas em cirurgia hepática e cardiovascular, médicos anestesiologistas, de neonatologia, medicina fetal e profissionais da enfermagem.  

Pais de Bryan e Yago seguram filhos no colo (Divulgação/HC-UFMG)

Cirurgia delicada

“O diagnóstico foi feito no pré-natal e a mãe começou a ser acompanhada desde então. Há vários tipos de gêmeos unidos e nós já sabíamos que, no caso deles, a união era pelo tórax e abdômen, compartilhando o mesmo fígado. A ideia era operá-los aos 3 meses de idade, porém uma das crianças apresentou uma infecção e obstrução no intestino, e foi necessário antecipar essa programação”, explica o cirurgião pediátrico do HC-UFMG, Bernardo Almeida Campos.  

A mãe das crianças, Yorrana Aparecida de Carvalho, de 23 anos, disse que o momento é só de alegria. Ela descobriu que estava grávida em março, bem no início da pandemia. “Não tem sensação melhor do que a de ir embora com os dois nos braços e saudáveis. Eu agradeço a Deus por me permitir passar por tudo isso”, disse ela.  

Com Hospital das Clínicas da UFMG

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!